Notícias

Cena da mamãe gambá em Niterói encanta e levanta algumas questões; entenda

Cena da mamãe gambá em Niterói encanta e levanta algumas questões; entenda

A cena registrada na última sexta-feira, no bairro do Pé Pequeno da mamãe gambá passeando com filhotes nas costas, pela fiação, chamou a atenção em Niterói (Assista o vídeo no final desta matéria). Após essa cena que encantou os moradores, alguns questionamentos começam a aparecer: o que fazer nessa situação? Para onde ligar? O que é feito com os animais resgatados? Por isso a Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói explicou ao Portal Cidade de Niterói todos esses questionamentos, e apresentou um balanço sobre os resgates na cidade.

Os gambás, animais que normalmente são arredios e estão com filhotes por perto, estão dando trabalho neste ano para os agentes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói. Somente em 2021, foram resgatados 740 animais desta espécie em diversos bairros da cidade. No ano passado, os agentes resgataram 2.183 gambás, sendo a maioria reintroduzida em áreas de proteção ambiental da cidade. Neste ano, eles estão sendo resgatados em locais como sótãos e até mesmo em vasos de plantas, como nos vídeos abaixo.

A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal possui agentes treinados para realizar o resgate adequado de animais silvestres. A orientação é não se aproximar do animal, não tentar alimentá-lo. Caso ele precise de resgate, o procedimento indicado é acionar a Coordenadoria Ambiental pelo telefone 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública da Prefeitura de Niterói.

O subinspetor responsável pela Coordenadoria, Jociley Neves, explica que está na época de reprodução do animal e, por isso, é mais comum encontrar os gambás. Ele conta que sempre que os agentes resgatam esses animais, fazem uma avaliação sobre o estado de saúde. Os gambás podem ser levados para tratamento veterinário no Centro de Animais Silvestres no Rio de Janeiro ou reintegrados à natureza em áreas de proteção ambiental como nos vídeos abaixo, assista:

“Os gambás têm um papel muito importante na natureza: além de se alimentarem de escorpiões e baratas, eles comem frutas e espalham suas sementes. As pessoas devem evitar deixar lixo à céu aberto para não os atrair e acionar a Guarda Municipal, pelo telefone 153, para acionar o resgate dos animais caso seja necessário”, recomenda Jociley.

Gambá carrega gambazinhos por fiação em Niterói

A cena foi registrada na última sexta-feira, no bairro do Pé Pequeno. A mamãe gambá foi vista passeando com filhotes nas costas, pela fiação do bairro em Niterói. Assista:

Vídeo registrado por: Lucas Heil