Investimentos

Segurança nos investimentos – Por Marcos Paulo Curcio

Segurança nos investimentos – Por Marcos Paulo Curcio

Quando nos preocupamos em garantir o nosso futuro e o de nossa família, deparamo-nos com uma infinidade de investimentos expostos em nossos bancos e plataformas de negócios, o que está cada vez mais comum nos dias atuais.

Temos, desde a tradicional Poupança até os mais arriscados Fundos de Investimentos, que aplicam em ativos, muitas das vezes, sem garantias reais. Mas, sem sombra de dúvidas, os mais arriscados e com menos garantias podem trazer ganhos elevados ou grandes prejuízos.

Acontece que, assim como em um cassino, ao se deparar com um ganho inicial expressivo, tendemos a seguir ou até mesmo aumentar nossa exposição ao risco e isso se torna mais frequente nos novos ativos chamados de criptomoedas. Este mercado vive, basicamente, de influenciadores e não possuem qualquer respaldo legal e, frequentemente, nos deparamos com notícias sobre fraudes e prejuízos a investidores que, sem conhecer os detalhes de onde o dinheiro é realmente investido, arriscam-se em troca de lucros elevados prometidos sem qualquer garantia real.

É importante que os investidores tenham em mente que sem uma segurança jurídica, ou um recebível líquido, esse tipo de negócio só interessa a quem o oferta, sendo deixado o dano nas mãos dos investidores que desconhecem a verdadeira alocação dos recursos.

Sendo assim, é importante investirmos em ativos que tragam maior segurança com a maior rentabilidade possível. Manter uma carteira de investimentos balanceada, incluindo Ações de grandes empresas pagadoras de dividendos, Títulos do Tesouro Nacional indexados à inflação, Fundos de Investimentos em direitos creditórios e de crédito imobiliário, e Fundos DI para manter a liquidez são exemplos de uma boa carteira. Os precatórios judiciais, quando bem diligenciados por uma empresa séria e comprometida, também se tornam uma excelente alternativa para investimentos de mais longo prazo (12 a 60 meses), substituindo com louvor os Fundos de Previdência Privada.

Marcos Paulo Curcio é especialista no mercado financeiro, com grande expertise em produtos financeiros. Possui 30 anos de atuação em instituições financeiras e bancos de investimentos, como no Banco Prosper S/A – RJ, sempre focado na gestão da área comercial. É agente autônomo de investimentos autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários desde 2006 e CEO da Multiplx, empresa especializada em cessão de direitos creditórios.