Empreendedorismo

À frente do Cozinha Aí, a chef Claire Bonnemasou, de Niterói, amplia cardápio funcional durante a pandemia

À frente do Cozinha Aí, a chef Claire Bonnemasou, de Niterói, amplia cardápio funcional durante a pandemia

Histórias de sucesso durante a pandemia do novo coronavírus inspiram e podem ser o passo que falta para quem quer empreender ou melhorar a gestão dos seus negócios neste momento de incertezas para o mercado. Por isso, o Portal Cidade de Niterói tem selecionado casos de sucesso empresarial da cidade que vão certamente ajudar você empreendedor a ter otimismo em meio à pandemia.

Claire Bonnemasou | Fotos: Luiza da Matta

A chef Claire Bonnemasou, nascida em Niterói e moradora de Icaraí, é apaixonada pelo mundo da gastronomia. Passou infância e adolescência em diversos lugares como Bruxelas, Minas Gerais, Bahia e Oklahoma, e iniciou seus estudos aos 16 anos, em São Francisco, Califórnia. Dos locais em que viveu, trouxe para sua gastronomia combinações de ingredientes, preparos e técnicas.

Atuando no ramo há 19 anos, Claire trabalhou no desenvolvimento de cardápios de restaurantes, como chef executiva e foi proprietária de uma empresa de bolos artísticos por 7 anos. Como sempre gostou de criar receitas, viu uma oportunidade no segmento de panificação sem glúten. O intuito era fazer pães com características similares à de pães com glúten, por isso, a chef desenvolveu uma técnica que “simula” a substância.

“Um dos problemas encontrados na produção de pães sem glúten é que o resultado acaba sendo um pão quebradiço, com a consistência parecida com a de um bolo. Com essa técnica, o pão tem características muito próximas a de um pão com glúten. Ele não esfarela, é macio e saboroso”, afirma. Após inúmeros testes, desenvolveu técnicas e receitas de produtos sem a proteína, sem leite e sem soja.

O foco era proporcionar a mesma experiência de consumo ao público com restrições alimentares e às pessoas que priorizavam uma alimentação mais saudável e funcional. No início, Claire também investiu em uma tecnologia especial de atmosfera modificada, e os pães passaram a ser vendidos em temperatura ambiente, sem uso de conservantes químicos.

Com quase 7 anos de mercado, a empresa criada pela chef, o Cozinha Aí, que tem sua fábrica em Itaipu, Região Oceânica de Niterói, atua de maneira inovadora no desenvolvimento de produtos sem glúten, sem leite e sem soja. Em 2020, com a pandemia, a marca, que contava com uma linha de pães de forma, pães proteicos, franceses, baguetes, pães de hambúrguer, bolos, tortas e pão sem queijo, uma versão da iguaria mineira, mas sem o queijo, ganhou reforço. Claire lançou tortinhas e waffles low carb, além de quibe, coxinha e pizza veganos.

“Este é um mercado que tem crescido muito nos últimos anos. Não apenas o sem glúten, mas também o sem leite, o low carb e o vegano. Fazer parte disso é muito interessante. Geralmente, leva-se muito tempo para desenvolver uma receita, às vezes, semanas ou até meses. Sou uma pessoa muito animada com desenvolvimento e, quando começo a fazer testes, fico focada até conseguir chegar na receita de lançamento do produto. Ver as pessoas escolherem e gostarem de algo que desenvolvi é extremamente gratificante”, afirma Claire.

Todos os produtos Cozinha Aí são sem glúten, sem leite, sem soja e sem açúcar, e contam com ingredientes funcionais, além de uma linha especificamente vegana. Em Niterói, a marca pode ser encontrada em lojas como Hortelã Naturais, Biomundo, Nutritop, Empório Gentileza ambas em Icaraí, Naturalmente em São Francisco, Empório Verde em Itaipu e Empório Vitale em Pendotiba. Além de também de ser encontrada em diversos pontos na Zona Sul do Rio e na Barra da Tijuca.