Notícias

Cinco dicas do Inmetro para as compras de Páscoa

Cinco dicas do Inmetro para as compras de Páscoa

As fiscalizações de Páscoa são realizadas anualmente com o objetivo de coibir possíveis abusos que possam ser cometidos por comerciantes ou fabricantes de chocolates e outras mercadorias desta época do ano”, ressaltou Fabiana Kawasse, chefe do Núcleo de Mercadorias Pré-medidas, da Diretoria de Metrologia Legal, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Mas para ajudá-lo ainda mais em escolhas assertivas e seguras e aproveitar melhor a Páscoa com a família, o Inmetro reuniu cinco dicas:

1 – Prefira, sempre que possível, um estabelecimento que entregue em sua residência

Caso não conheça lojas seguras que façam vendas pelo telefone ou internet, busque dicas com sua rede de amigos ou em grupos de bairros nas redes sociais.

2 – Fique de olho no peso dos produtos pré-embalados

Produtos como ovos de chocolate, bombons, chocolates e colombas devem apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na embalagem. Essa indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara) e de eventuais brindes.

Não se guie pelo tamanho: a numeração dos ovos de Páscoa serve apenas como referência para o fabricante. Um produto com número maior não necessariamente pesa mais. Cada marca adota uma escala de tamanho diferente. O mais prudente é se orientar pela indicação do peso líquido do chocolate, que deve constar obrigatoriamente na embalagem.

E, ao adquirir peixe congelado pré-embalado, como bacalhau, por exemplo, atenção para o peso líquido do pescado, que deve estar indicado, de forma clara, na rotulagem do produto. Ele também não deve considerar o peso da embalagem nem a camada de glaciamento, que consiste na aplicação de uma fina camada externa de gelo para proteção do produto.

3 – Brinquedos nos Ovos de Páscoa só com selo do Inmetro

Você vai presentear alguma criança com ovo de Páscoa que venha com brinquedo? Fique atento, na embalagem deve estar estampada a seguinte frase: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”.

O brinde deve, ainda, apresentar o selo do Inmetro. Caso desconfie de alguma irregularidade, procure nossa Ouvidoria pelo número 0800 285 1818 (segunda a sexta-feira, das 9h às 17h) ou faça sua denúncia on-line.

4 – Cuidado com a higienização

Não se esqueça de lavar suas mãos, com água e sabão, após o manuseio das compras. E você pode higienizar a embalagem dos produtos borrifando álcool 70% (gel ou líquido) ou os lavando com água e sabão.

5 – Em caso de acidentes, relate ao Inmetro

Caso saiba de algum acidente envolvendo brinquedo ou brinde, mesmo que com outra pessoa, informe ao Inmetro pelo Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), preenchendo o formulário disponível.