Cidades

Niterói recruta voluntários para testar medicamento contra a Covid-19

Niterói recruta voluntários para testar medicamento contra a Covid-19

Niterói agora recruta voluntários para o estudo de desenvolvimento de um medicamento, criado pela empresa de biotecnologia Abivax, da França, que trata doenças inflamatórias consideradas graves em pacientes com Covid-19.

O estudo miR-AGE, que avalia o medicamento ABX464 para o tratamento da Covid-19, está recrutando participantes em Niterói. O ensaio clínico será realizado na Policlínica Dr. Sérgio Arouca. O uso do medicamento em pesquisa tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa).

A pesquisa é desenvolvida pela Abivax SA, empresa de biotecnologia francesa. No Rio de Janeiro, o estudo é conduzido pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), sob responsabilidade do médico infectologista André Siqueira, e conta com parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói.

O secretário Rodrigo Oliveira esclarece que podem participar do estudo pessoas com diagnóstico de Covid-19 confirmado por exame de PCR ou com sintomas típicos relacionados à doença como febre, tosse, falta de ar, que estão no grupo de risco. São consideradas pessoas no grupo de risco aquelas com condições pré-existentes que aumentam as chances de desenvolver a forma severa da Covid-19. Tais condições são: obesidade, diabetes, hipertensão, doença cardíaca e/ou idade igual ou maior do que 60 anos.

Os participantes do estudo irão tomar uma cápsula do medicamento em estudo por via oral, uma vez ao dia, durante 28 dias. O tratamento pode ser feito em casa, não sendo necessária a hospitalização do participante, exceto quando determinado pela equipe médica.

Como participar – Os interessados que se encaixam nos critérios obrigatórios do estudo podem buscar a equipe de pesquisa na Policlínica Dr. Sérgio Arouca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h ou entrar em contato pelo (21) 99518-6242 para esclarecer dúvidas e/ou realizar agendamento.