Cidades

Restauração do prédio do Mercado Municipal marca aniversário de Niterói

Restauração do prédio do Mercado Municipal marca aniversário de Niterói
Pela manhã, foi realizada tradicional missa na Igreja São Lourenço dos Índios

A obra de restauração do prédio do Mercado Municipal Feliciano Sodré foi entregue neste domingo (22), como parte das comemorações pelos 447 anos de Niterói. A obra envolveu um trabalho meticuloso para manter as características do estilo Art Déco do local.

Representando o prefeito Rodrigo Neves, que teve o diagnóstico de Covid-19 confirmado e está em casa, seguindo recomendações médicas, a primeira-dama Fernanda Sixel afirmou que o Mercado Municipal, além de gerar emprego, renda e incrementar o turismo na cidade, também é importante para a memória afetiva dos niteroienses.

“É uma alegria enorme participar hoje da entrega da restauração do Mercado Municipal Feliciano Sodré. Esse é mais um dos sonhos dessa gestão, que retirou várias obras do papel. É um prédio que tem uma simbologia arquitetônica muito grande. Resgatar a história desse local, que estava completamente abandonado, é um ganho para a cidade”, disse.

O secretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier, destacou a importância da conclusão da restauração.

“Esse prédio é da década de 1930, um senhor de quase 90 anos que, com a restauração, rejuvenesceu, com a sua arquitetura Art Déco recuperada. Foi um trabalho impressionante de arquitetos, engenheiros e operários. A partir de agora começam as obras de modernização para adaptar esse prédio às necessidades do século 21 e, em breve, teremos o novo Mercado Municipal Feliciano Sodré pronto para ser entregue à cidade”, informou.

O presidente Neltur, Paulo Novaes, ressaltou que o Mercado Municipal de Niterói vai representar um marco para o turismo do município.

“Alguns mercados públicos são mundialmente celebrados e o novo Mercado Municipal tem potencial para ser um dos grandes atrativos turísticos de Niterói. Será um local para intercâmbio de produtos característicos da nossa região, promovendo a nossa gastronomia, cultura e lazer, contribuindo também para a economia da cidade”.

O novo Mercado Municipal Feliciano Sodré é um dos grandes projetos da Prefeitura de Niterói para a retomada da economia da cidade, sendo um espaço com atividades comerciais, gastronômicas e de artesanato. O imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói, erguido durante o período histórico chamado de Renascença Fluminense.


Memória – O Mercado Municipal Feliciano Sodré é o antigo edifício na Avenida Feliciano Sodré, entre a Rua Presidente Castelo Branco e a Avenida Washington Luiz, no Centro de Niterói. Inaugurado em 1938, o Mercado Municipal inscreveu na cidade uma arquitetura sintonizada com as tendências internacionais do Art Déco. O imóvel tem uma área de cerca de 9.700 metros quadrados.

O prédio abrigou o referido Mercado, até ser desativado em 1976 e a partir da década de 1980 o imóvel passou a abrigar o Depósito Público Estadual. Em 2013, a Prefeitura incluiu o Mercado Feliciano Sodré dentro do Plano Estratégico Niterói que Queremos 2013-2033, como uma das estratégias para dinamização da economia local, como polo de turismo e de geração de emprego, trabalho e renda no município, além de contribuir para a renovação da área urbana no seu entorno.

O prédio foi municipalizado pela Prefeitura de Niterói, que lançou uma Parceria Público Privada (PPP) para a reforma e gestão do espaço por 25 anos. O consórcio Novo Mercado, vencedor da licitação, vai investir cerca de R$ 69 milhões em três anos, sendo R$ 30 milhões no prédio histórico.

No térreo haverá um espaço para comercialização de frutas, produtos tradicionais da região, açougue, empórios especiais, produtos gourmet, queijos, laticínios e especiarias. No mezanino, ficarão restaurantes, cervejarias artesanais e adega.

Numa segunda fase, serão construídos uma nova praça, um centro cultural e edifício garagem com 300 vagas. Todo o local contará com medidas de sustentabilidade, como o uso da luz natural, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde.

Participaram ainda da cerimônia o prefeito eleito de Niterói, Axel Grael, sua esposa, Christa Vogel, o presidente da Câmara Municipal e vice-prefeito eleito, Paulo Bagueira, o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, o presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, e a subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Lindalva Cid.

Missa – As comemorações do aniversário de Niterói começaram neste domingo (22) com a Missa Solene na Igreja histórica de São Lourenço dos Índios, celebrada pelo Bispo de Niterói, Dom José Rezende. A primeira-dama, Fernanda Sixel, participou da celebração representando o prefeito Rodrigo Neves. A cerimônia também contou com as presenças do prefeito eleito de Niterói, Axel Grael, sua esposa, Christa Vogel e do vice-prefeito eleito, Paulo Bagueira.

Fotos: Berg Silva