Cidades

Hospital Icaraí divulga nota sobre caso de suspeita de coronavírus em Niterói

Hospital Icaraí divulga nota sobre caso de suspeita de coronavírus em Niterói

O Ministério da Saúde informou hoje (27) que o caso de um paciente internado no Hospital Icaraí, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, com suspeita de contaminação por coronavírus, não se enquadra na atual definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o NCOV-2019 (o novo coronavírus).

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o paciente, no entanto, continuará sendo acompanhado. “Seguirá, portanto, o fluxo de procedimentos para influenza e, desta forma, estabelecer seu diagnóstico apropriado”, diz a nota.

O Hospital Icaraí também divulgou uma nota esclarecendo o caso, leia abaixo na íntegra:

“O Hospital Icaraí reforça seu compromisso em oferecer tratamento de qualidade e salvar vidas. Diante das suspeitas de coronavírus no paciente que recebemos na última sexta-feira, dia 24, nos vemos na obrigação de esclarecer os fatos que envolvem esse caso e tranquilizar toda a população.

Conforme supracitado, atendemos na emergência de nossa unidade, na última sexta-feira, 24 de janeiro, um paciente proveniente da China com quadro de tosse e dor de garganta há dois dias. Como o mesmo não apresentou febre em nenhum momento, o caso não foi classificado como suspeito. Porém, devido à história epidemiológica, o hospital, de forma responsável, optou por notificar o caso à Vigilância Sanitária através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (CIEVS). Estamos mantendo o paciente em isolamento desde seu atendimento na emergência.

Foram colhidas amostras de secreção respiratória para exames específicos através do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, conforme orientação do Ministério da Saúde.

O paciente encontra-se estável, não necessitando de internação em Terapia Intensiva e, assim que possível, receberá alta hospitalar. O mesmo encontra-se em isolamento dentro do hospital, não ocasionando riscos para nenhum outro paciente internado na instituição, bem como para nenhum de seus colaboradores.

Na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro, o Ministério da Saúde informou que está descartada a suspeita de coronavírus no referido paciente – o qual não se enquadra na definição de coronavírus (2019-nCoV).
Nosso compromisso é com o bem-estar da população e de quem necessita dos nossos serviços. O Hospital Icaraí prima pelo cumprimento de seus valores e de sua missão: salvar e preservar vidas.

Niterói, 27 de janeiro de 2020
Assessoria de Imprensa do Hospital Icaraí”