Turismo

Turismo em Niterói ganha mais um aliado: o Convention & Visitors Bureau

Turismo em Niterói ganha mais um aliado: o Convention & Visitors Bureau

Evento no dia 15 de agosto marca o início das atividades da associação empresarial

Além dos inúmeros atrativos naturais e históricos, Niterói terá mais um incentivo para o desenvolvimento do turismo local, o Convention & Visitors Bureau (CVB). Trata-se de uma associação empresarial sem fins lucrativos, que busca atrair, captar e ampliar o volume de negócios do setor. Esta é a primeira entidade do gênero voltada para promoção e desenvolvimento de turismo de Niterói. O lançamento será realizado no dia 15 de agosto, quarta-feira, às 19h, no espaço Orizzonte, no Gragoatá.
A Cidade Sorriso já possui uma oferta turística variada e o CVB, além de realizar ações de comunicação e marketing, pretende ser um vetor de aprimoramento da qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes que buscam Niterói como destino para as mais diversas modalidades de turismo – aventura, científico, cultural, de aventura, de negócios, de praia, ecológico, esotérico, de esporte, gastronômico, LGBT, religioso, entre outros.

Segundo o presidente do Niterói CVB, Ricardo da Fonseca, “Niterói é uma cidade única, com todos os serviços e ofertas de uma metrópole. Mas precisamos desenvolver ações de planejamento e comunicação capazes não só de ampliar a oferta e a procura do turista pela cidade, mas fazer desse turismo uma realização sustentável e inclusiva”.

Para Leandro Marinho, coordenador do Sebrae no Leste Fluminense, a iniciativa vai gerar um impacto positivo em toda a cadeia produtiva. “Com esta ação o turismo contribuirá ainda mais com o desenvolvimento econômico da região. Todos serão beneficiados, hotéis, restaurantes, agências de turismo e também o próprio turista que visita Niterói”, avalia.
Durante o evento de lançamento, o Niterói Convention & Visitors Bureau apresentará as ações que a entidade realizará, dentre elas, uma das mais importantes é a proposta de reativação do Conselho Municipal de Turismo de Niterói, criado através da lei municipal nº 1290 de 07/06/1994.

Sobre o Niterói Convention & Visitors Bureau
Fundado em 4 de maio de 2018, com o apoio da Federação dos Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, o Niterói Convention & Visitors Bureau tem na sua atual diretoria o seguinte quadro: Ricardo da Fonseca (comunicação), Ana Franco (hotelaria), Rosana Alvarenga (eventos), Agnaldo Motta (agência de viagens), Ary Nichols (design gráfico), Marcelo Rezende (consultoria) e Pedro Costa (administração).
Seguindo um modelo de negócios que tem se mostrado eficiente e bem sucedido ao redor do mundo, o Niterói Convention & Visitors Bureau integra uma rede global de Conventions & Visitors Bureaux distribuídos em 2.500 cidades pelo mundo, sendo 135 em cidades brasileiras, 16 das quais no Estado do Rio de Janeiro. Para atingir seus objetivos, sem perder a independência de associação empresarial, realizam isoladamente e em conjunto com o poder público e entidades do setor diversas ações proativas. Os Conventions & Visitors Bureau atuam, ainda, como um importante agente de cooperação e união dos diversos players do trade turístico, unificando esforços em direção às causas de interesse comum.
O Niterói CVB conta com o apoio da Bito – Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional, da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, da ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, da ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, da UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras, da ABAV/Rio – Associação Brasileira de Agências de Viagens, da ABETA/RJ – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, da CDL/Niterói – Câmara de Diretores Logistas de Niterói, da NELTUR – Niterói Empresa de Lazer e Turismo S/A, do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e da Federação de Conventions & Visitors Bureaux.

SERVIÇO:
Evento: Apresentação do Niterói Convetion & Visitors Bureau
Data: 15 de agosto
Horário: 19h
Local: Espaço Orizzonte – Rua Engenheiro Roberto Velasco Cardoso, 321ª – Gragoatá
Confirmação de presença: (21) 2721-1000

Foto: Divulgação/Neltur