Cidades

Faixa reversível do Cantagalo deixará de funcionar

Faixa reversível do Cantagalo deixará de funcionar

Redução do volume de trânsito no trecho da Francisco da Cruz Nunes leva a Prefeitura a decidir pelo fim da operação diária

A partir de amanhã (29) estará extinta a operação de reversão de mão de trânsito na faixa de descida da Estrada Francisco da Cruz Nunes, na altura do bairro do Cantagalo. Segundo a Prefeitura, com a inauguração do túnel Charitas-Cafubá, em abril de 2017, o volume de tráfego no sentido São Francisco vem mostrando redução, tornando desnecessária a partir deste ano a utilização da faixa reversível que transformava a via, que é de mão dupla, em mão única de descida nos dias úteis pela manhã.

Nos dias úteis, entre 6h e 10h, a inversão de mão no Cantagalo foi pensada para escoar o trânsito do Largo da Batalha em direção a São Francisco. O cancelamento da reversível foi decidido a partir da análise de redução do volume de veículos na via: quando foi instituída a operação, 240 veículos por minuto desciam a estrada pela manhã, em média. Atualmente, o volume não passa de 60 veículos por minuto, no mesmo horário.

Operação nos fins de semana vai depender do clima

Nos fins de semana, entre 16h e 21h, a faixa reversível é opção para niteroienses e visitantes na volta das praias da Região Oceânica. Portanto, esta operação de reversão de faixa na descida no Cantagalo vai depender do clima: nos sábados, domingos e feriados de sol, quando for observado movimento intenso pela manhã em direção às praias da Região Oceânica, a reversível poderá ser montada à tarde e à noite pela NitTrans, facilitando a volta ao Centro, à Zona Norte e à Zona Sul.

O horário padrão de funcionamento desta reversível nos fins de semana poderá ser reavaliado pela NitTrans, de acordo com a intensidade do fluxo.

 

Reversíveis do Largo da Batalha serão mantidas

A NitTrans continuará realizando estudos de engenharia de trânsito na região, para avaliar o resultado prático do cancelamento da reversível do Cantagalo. Até que uma nova avaliação seja concluída, as outras duas reversíveis da região continuam funcionando; e poderão ser também canceladas em outro momento, caso sejam consideradas desnecessárias.

A reversão de mão de trânsito na Rua Jornalista Silvia Thomé, no Largo da Batalha, segue diária, entre 6h e 10h. Esta operação faz absorver o fluxo oriundo da Rui Barbosa e da Francisco da Cruz Nunes em direção ao Cantagalo, ligando os dois trechos da Francisco da Cruz Nunes a partir da inversão da mão entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Reverendo Armando Ferreira.

A reversível de subida montada entre 17h e 21h na Avenida Rui Barbosa, no trecho de 1,1 quilômetros entre a Rua Mario Joaquim Santana e a Rua Reverendo Armando Ferreira, também continua funcionando. Esta reversível aumenta a capacidade de fluxo em direção à Estrada Caetano Monteiro e à Estrada Francisco da Cruz Nunes.