Cidades

Parque Rural do Engenho do Mato será revitalizado

Parque Rural do Engenho do Mato será revitalizado

Prefeitura de Niterói lança, em novembro, edital de obras

O Parque Rural de Niterói, no Engenho do Mato, será revitalizado pela Prefeitura e poderá sediar exposições, atividades de equoterapia, oficinas e, através de uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), cursos de extensão da faculdade de Veterinária. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves, que se reuniu na tarde desta quarta-feira (11/10), em seu gabinete, com o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Bagueira, o secretário municipal de Governo, o vice-diretor da faculdade de veterinária da UFF, Cícero Pitombo, o representante da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, Antônio Carlos de Mello, entre outras autoridades.

Foi criado um grupo de trabalho para elaborar o projeto de revitalização do Parque Rural. A previsão é de que o edital de licitação de obra seja lançado no fim de novembro. “O projeto será desenvolvido com a colaboração dos moradores, associações e especialistas que atuam na área, para que o parque seja um espaço de referência para exposições, atividades de equoterapia e até uma extensão da faculdade de veterinária da UFF, que hoje tem que ir para Cachoeiras de Macacu para algumas aulas. É uma iniciativa muito importante para a cidade que também vai ajudar a induzir o desenvolvimento local, e se integra ao conjunto de ações que estamos desenvolvendo na Região Oceânica”, afirma o prefeito Rodrigo Neves.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Niterói, Paulo Bagueira, uma cidade do tamanho de Niterói precisa ter um espaço rural. “Além de ações voltadas para os animais, especialmente os cavalos, o parque permitirá a realização de ações voltadas para a educação ambiental, além de uma área de lazer para o bairro. Será uma referência para o país”, explica.

Cícero Pitombo, vice-diretor da faculdade de veterinária da UFF, destaca a importância da revitalização do parque para a comunidade acadêmica. “Através de um convênio com a Prefeitura, poderemos ter uma unidade avançada da faculdade no Parque para fazermos cursos de capacitação para a mão de obra, treinamento dos alunos, atendimento aos animais da comunidade mais carente. É uma ação fundamental do ponto de vista acadêmico, pedagógico e social”, pontua.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Daniel Borja, e o presidente Associação dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador do Estado do Rio de Janeiro (ACCMMERJ), Flavio Fernandes, elogiaram a criação e um espaço voltado para as atividades equestres no município. “Ter um parque rural permite a realização de eventos equestres, sociais, de cultura, e de lazer que muito vão engradecer a Região Oceânica e a cidade de Niterói”, frisou Daniel.

Morador do Engenho do Mato há mais de 30 anos, e membro da ABCCMM, Antônio Carlos de Mello também aprovou a revitalização: “A iniciativa da Prefeitura vai ajudar a preservar esse espírito rural do Engenho do Mato. Estamos encantados com a revitalização do espaço”, conclui.

Também participaram da reunião o secretário de Governo, Vitor Junior, a subsecretária de Urbanismo, Paula Serrano, e o diretor da Emusa, Paulo César Carrera.