Cidades

Mergulhão da Praça Renascença receberá o nome do ex-vereador José Vicente Filho

Mergulhão da Praça Renascença receberá o nome do ex-vereador José Vicente Filho

O prefeito Rodrigo Neves sancionou nesta quarta-feira (16) a Lei que dá ao Mergulhão na Praça Renascença, no Centro de Niterói, o nome do ex-vereador José Vicente Filho, morto em novembro do ano passado. Projeto de lei do vereador licenciado Luiz Carlos Gallo de Freitas (PPS), nesse sentido, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Niterói. A viúva, dona Selma, os dois irmãos, José Carlos e José Augusto, duas filhas e uma neta do ex-vereador acompanharam a sanção da lei, ao lado do vice-prefeito eleito, Comte Bittencourt, e de dez vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Paulo Bagueira. José Vicente Filho foi vereador de Niterói por onze mandatos, totalizando mais de 45 anos de vida pública.

O mergulhão da Praça Renascença, que será inaugurado no próximo sábado, é uma obra da Ecoponte, como contrapartida pela concessão da Ponte Rio-Niterói, em parceria com a Prefeitura de Niterói. Com cerca de 500 metros de extensão, a obra vai desafogar o tráfego na região, facilitando, inclusive, o fluxo das centenas de ônibus que seguem diariamente do Terminal Rodoviário João Goulart em direção à Zona Norte e a São Gonçalo. No sentido contrário, ficará mais fácil o acesso à Avenida Jansen de Mello.

Antes de assinar a lei, Rodrigo Neves ressaltou o bom humor e a dedicação do ex-vereador por Niterói. “José Vicente sempre foi um homem de bom coração. Sentimos muito a falta dele. Dar seu nome ao mergulhão foi uma justa homenagem a quem fez muito por nossa cidade. Essa obra era esperada há muito tempo pelo niteroiense e vai melhorar a vida de quem passa por ali. Com essa homenagem, o José Vicente, que já estava no coração de muitas gerações, vai ser lembrado pelas próximas, que cruzarão este caminho sem os transtornos dos dias de hoje”, disse o prefeito.

Comte Bittencourt disse que a homenagem foi merecida porque José Vicente dedicou sua vida à cidade. “Ele era um apaixonado por Niterói e o mergulhão fortalece esse simbolismo de união entre as várias regiões da cidade, o que ele defendia”, afirmou o vice-prefeito.