Opinião

EMPREENDEDORISMO: Detalhes tão pequenos... de um negócio

EMPREENDEDORISMO: Detalhes tão pequenos... de um negócio

bannerradio3

EMPREENDEDORISMO – Como foi o carnaval? Descansou? Curtiu? Empreendeu? Mais um carnaval se passou e para muitas pessoas o ano só está começando agora. Mas e janeiro e fevereiro? O mês de março está aí e muita coisa já aconteceu ou poderia ter acontecido.

Para muito empreendedor/gestor o ano de 2017 se iniciou em 2015, 2016… Afinal, planejar é necessário e fundamental para as estratégias de posicionamento e crescimento do seu negócio. Sim, você leu certo: empreendedor/gestor. Pois não basta possuir atitude empreendedora ou espírito empreendedor, ou seja, fazer acontecer, capacidade de realização, resiliência e outras habilidades. É necessário ter visão analítica, organização, planejamento, estabelecer metas, produzir resultados, isto é, saber gerenciar. Ser empreendedor e gestor são aspectos complementares e não a mesma coisa.

Mas o que o carnaval tem a ver com planejamento? As escolas de samba, em especial do Rio de Janeiro e de São Paulo, preparam-se com quase 1 ano de antecedência para produzirem o resultado esperado: ser campeã. Este ano, no Rio de Janeiro, a disputa foi acirrada entre duas escolas: Portela e Mocidade Independente de Padre Miguel. A primeira alcançou exatamente 269,9 pontos e a segunda 269,8. A diferença foi de 0,1 ponto. Qual foi o detalhe que fez a diferença? Detalhes fazem a diferença?

chaplin-listleist

O chapéu! Sim, os detalhes podem fazer a diferença. Existem variadas definições sobre o significado de “detalhe”, mas como menos poder ser mais, ficaremos com este conceito: pormenorizar. O detalhe em negócios é a exposição minuciosa de uma particularidade de um produto/serviço oferecido, agregando valor ao mesmo e podendo gerar empatia no cliente. O detalhe pode estar presente no layout de um site, na gestão da empresa, no relacionamento com o cliente, nos processos do negócio ou em qualquer lugar no qual o senso de criação ou feeling do empreendedor consiga “detalhar”.

starbucks

A empresa Starbucks possui detalhes em várias áreas do negócio, mas aqui destacaremos no relacionamento com o cliente e no produto. O simples fato de chamar o cliente pelo nome gera empatia e aproxima, além das possíveis brincadeiras e risadas que surgem com os nomes que são escritos ou gritados errados. Há um outro segmento que se destaca por valorizar os detalhes e está em grande expansão no Brasil: o mercado de casamentos!

roupao-de-seda-madrinha-da-noiva

Poderiam ser simples roupões, mas não! São peças exclusivas em uma data exclusiva. Os detalhes aplicados – noiva, mãe da noiva e melhor amiga da noiva – promovem valor ao produto, tornando-os diferenciados e com valor agregado. Um roupão de seda pode custar em média R$ 50,00, mas quanto se paga por um roupão de seda da noiva?

O detalhe exclusivo em circunstâncias especiais pode produzir produtos diferenciados e com valor de venda mais elevado. 

Como no ramo de casamentos, o carnaval é feito de detalhes. E assim, mais um carnaval se encerra, deixando saudades e a esperança de um 2017 leve. Já que o ano segue para alguns ou começa para outros, SUCESSO!

E no seu negócio, cabe detalhar? Qual é o seu detalhe?

Até a próxima.

Leonardo POA Campos

Empreendedor e Prof. do MBA em Gestão de Serviços da UFF e do IBMEC.

—x—

Deu like? Não curtiu? Vai compartilhar? Desinformação? Vai mostrar no Snap?

Que tal um feedback? Afinal, feedbacks promovem a boa gestão. Contato: [email protected]