Cidades

CIDADE: Santa Bárbara ganha Centro de Referência da Assistência Social

CIDADE: Santa Bárbara ganha Centro de Referência da Assistência Social

IMG_5351CIDADE – A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói (SASDH) inaugurou, na manhã de hoje (15/6), um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no bairro de Santa Bárbara, na Zona Norte da cidade. Mais de 300 pessoas, entre moradores, líderes comunitários e autoridades, prestigiaram o evento. Participaram da cerimônia os secretários de Assistência Social e Direitos Humanos, Gabriel Siggelkow Guimarães; Executivo, Vitor Junior; de Obras e Infraestrutura, Vicente Temperini; e o presidente da Empresa Municipal de Urbanização, Saneamento e Moradia (Emusa), Ricardo Lanzellotti.

“Este CRAS é um espaço novo, moderno e confortável que vai melhorar a qualidade do serviço para toda a população de Santa Bárbara. Temos uma equipe muito competente e qualificada, que já atua na região e conhece as famílias. O CRAS está de portas abertas para a população”, afirmou o secretário Gabriel Siggelkow, que destacou o trabalho do vereador Bira Marques à frente da SASDH entre janeiro de 2013 e março de 2015, que possibilitou a criação do Centro.

O Centro é porta de entrada nos programas sociais da Política de Assistência Social. No local, será realizada a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), atendimento de beneficiários do Bolsa Família, oficinas de capacitação, acompanhamento de famílias pela Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e pelo Programa de Atendimento à Família e Indivíduo (PAEFI).

O novo CRAS possui duas salas de atendimento, banheiros acessíveis, piso tátil e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Este Centro, junto com o Centro de Oportunidades, traz cidadania para o bairro. Santa Bárbara precisa de oportunidades para os seus moradores, seja na área do trabalho e emprego, seja na assistência social. O CRAS vem contribuir para a preservação da qualidade de vida dos moradores”, afirmou o secretário Executivo Vitor Junior, que exaltou a parceria com a Caixa Econômica Federal, que financiou o empreendimento.

O CRAS de Santa Bárbara recebeu o nome de Manuel Augusto Vicente, em homenagem ao líder comunitário da região. A família de Vicente, emocionada, participou da inauguração.