
Rio de Janeiro - Um vídeo que circula nas redes sociais neste sábado (6) mostra um motorista trafegando pela Ponte Rio-Niterói com um veículo modelo Ford Versailles carregando duas pilhas de eletrodomésticos sobre o teto, além de uma bicicleta. (Vídeo abaixo)
Nas imagens, é possível ver geladeira, máquina de lavar e fogão empilhados em três níveis, de forma totalmente irregular.
A cena chamou atenção de quem passava pela via e rapidamente viralizou na internet. Não há informações se o veículo foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
De acordo com o CTB, transportar carga de forma inadequada em veículos de passeio é considerado infração grave. Segundo o artigo 231, inciso II, é proibido transitar com o veículo “transportando carga excedente em desacordo com o estabelecido na legislação”.
As penalidades incluem:
- Multa de R$ 195,23;
- 5 pontos na carteira de habilitação;
- Possibilidade de retenção do veículo até a regularização da carga.
Além da infração, o risco é alto: em caso de freada brusca ou colisão, os objetos poderiam se soltar e causar acidentes graves na ponte, uma das principais ligações entre Rio e Niterói.
Riscos para a segurança viária
O transporte irregular desse tipo de carga compromete a segurança viária, podendo vir a provocar um grave acidente na via.