
A Prefeitura de Niterói anunciou que vai liberar, neste sábado (13), duas das três faixas da Avenida Prefeito Sílvio Picanço, na orla de Charitas, sentido Zona Sul. As pistas estavam interditadas para a execução do segundo trecho da macrodrenagem da bacia hidrográfica da região.
A medida representa um avanço importante no cronograma da intervenção, que tem como principal objetivo eliminar os recorrentes alagamentos entre o restaurante Chalé e a Praça do Rádio Amador.

Macrodrenagem e mobilidade
As obras substituem o sistema antigo de galerias de 0,80m de diâmetro por estruturas de 2,50m x 1,20m, ampliando de forma significativa a capacidade de escoamento das águas da chuva.
Além da instalação das novas galerias, a intervenção exige o remanejamento das redes de esgoto, gás e água, em parceria com concessionárias, para garantir a eficiência do sistema.
Segundo a Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), a obra integra o plano de requalificação urbana e mobilidade da Zona Sul, que já concluiu, em 2024, as obras da Bacia B, acabando com os alagamentos no trecho entre o túnel Charitas-Cafubá e o restaurante Verdana.
Etapas atuais
- Conclusão dos serviços da concessionária de água;
- Instalação de galerias pluviais;
- Início da armação da laje de cobertura, com concretagem prevista para a próxima semana;
- Preparação da base e pavimentação da via;
- Requalificação de calçadas, meios-fios, bocas de lobo e sarjetas.

Investimentos
O investimento total na Bacia A é de R$ 13,4 milhões, somando-se aos R$ 7,1 milhões aplicados anteriormente na Bacia B. O deságue das águas pluviais será direcionado à Baía de Guanabara, reduzindo de vez o risco de alagamentos.