Trânsito

Operação retira mais de 1,5 tonelada de areia de túnel em Niterói

A operação de manutenção no túnel de Niterói visa evitar alagamentos e já retirou mais de 1,5 tonelada de areia.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Niterói, por meio da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), deu início a uma manutenção preventiva no Túnel Charitas-Cafubá, com o objetivo de evitar alagamentos durante os períodos de chuvas intensas. A operação, que segue até esta sexta-feira (25), acontece diariamente das 9h30 às 16h e interdita parcialmente o sentido Cafubá.

Limpeza por sucção evita obstruções na rede pluvial

O trabalho envolve a desobstrução de bueiros e limpeza da drenagem com o auxílio de um caminhão Vacall, tecnologia que utiliza sucção para remover areia e resíduos acumulados nas galerias subterrâneas.

Em apenas dois dias de operação, já foram retiradas mais de 1,5 tonelada de areia. A expectativa é de que o total ultrapasse duas toneladas até o fim da semana.

Túnel Charitas-Cafubá | Foto: Sérgio Bonelli

Segurança e mobilidade durante o serviço

Para garantir a segurança dos trabalhadores, os garis atuam com equipamentos especiais de proteção ao longo dos 1.350 metros de extensão do túnel, que possui duas galerias. Além da drenagem, também são realizados serviços de varrição e pintura no interior do túnel.

A Nittrans atua no controle do tráfego na região para minimizar o impacto para os motoristas que circulam no sentido Cafubá.

“Esse tipo de manutenção é feito anualmente e é essencial para o funcionamento adequado da rede pluvial e prevenção de enchentes”, destacou o setor operacional da Clin.