
Na noite desta quarta-feira (23), motoristas que seguem do Rio de Janeiro para Niterói enfrentaram um verdadeiro teste de paciência na Ponte Rio-Niterói. O tempo médio de travessia ultrapassou os 40 minutos, segundo a concessionária Ecovias Ponte, mas relatos de condutores apontam espera de mais de 1 hora, com lentidão já nos acessos à ponte.
Pedágio é principal gargalo do congestionamento
De acordo com a Ecovias Ponte, a lentidão foi provocada pelo excesso de veículos no sentido Niterói. No entanto, motoristas apontam que o verdadeiro funil acontece na Praça do Pedágio, onde o pagamento lento da tarifa é apontado como o principal fator dos congestionamentos diários.
“É todo dia a mesma coisa. O problema não é apenas o trânsito na ponte, é o pedágio que trava tudo”, reclamou um motorista.
Promessa de modernização ainda não saiu do papel
Em outubro de 2023, a antiga Ecoponte (hoje rebatizada como Ecovias Ponte) anunciou que começaria a testar o sistema de pedágio Free Flow, que dispensa cancelas e cabines, prometendo fluidez na passagem. Porém, quase dois anos depois, o projeto ainda não foi implementado, e o congestionamento continua prejudicando milhares de motoristas diariamente.

Atualização da Ecovias Ponte às 18h
- Sentido Rio: Trânsito normal, com tempo de travessia de 13 minutos
- Sentido Niterói: Fluxo com lentidão nos acessos ao pedágio e tempo de travessia de 41 minutos