Trânsito

Motociclistas de Niterói recebem antenas grátis em blitz diferente

Motociclistas de Niterói recebem antenas grátis em blitz para segurança no trânsito. Conheça os detalhes da ação consciente.

Foto: Bruno Eduardo Alves
Foto: Bruno Eduardo Alves

Motociclistas que circularam pela Avenida Marquês do Paraná, no Centro de Niterói, na manhã desta terça-feira (6), participaram de uma ação especial de conscientização no trânsito promovida pela Prefeitura de Niterói e coordenada pela NitTrans. A iniciativa marca o início das atividades da campanha Maio Amarelo, voltada para a redução de acidentes e o fortalecimento da segurança viária.

Durante a blitz, foram instaladas gratuitamente 500 antenas corta-pipas, além da aplicação de adesivos refletivos em capacetes. Os condutores também receberam orientações sobre direção segura, além de brindes como chaveiros, bolsas, porta-documentos e panfletos educativos.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Prevenção contra o cerol: um gesto que salva vidas

A ação teve como foco alertar os motociclistas sobre os riscos causados pelo uso de linhas com cerol e linha chilena, comuns em pipas e altamente perigosas para quem circula de moto. De acordo com a Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM), mais de 100 acidentes são registrados anualmente no Brasil por conta dessas linhas cortantes, sendo que 25% resultam em mortes.

“Estamos em uma grande avenida, convidando os motociclistas a pararem para instalar as antenas-corta pipas em suas motos. Ainda vemos muitos casos de acidentes que acontecem por conta das linhas de pipas. Essa é uma forma da gente alertar os condutores, em especial nesse mês do Maio Amarelo, com ações de conscientização de segurança para o trânsito. A gente fiscaliza, mas também apoia todas as ações de cuidado com o motociclista”, afirmou Nelson Godá, presidente da NitTrans.

Motociclistas apoiam a iniciativa de Niterói

A blitz contou com a parceria do Grupo Honda Pernambuco MotosSest SenatArteris e o programa Niterói Rotativo. Profissionais que atuam diariamente nas ruas aprovaram a iniciativa.

“Essa ação é essencial. Já vi colegas que se feriram por causa de linha de pipa. A antena pode fazer toda a diferença”, relatou Antônio Fábio, motoboy há 15 anos.
“No dia a dia, a gente passa por muitas situações de risco. Essa antena é mais uma proteção”, completou Jefferson dos Santos, também entregador.

A instalação foi feita com antenas modelo “aranha”, recomendadas para cortar linhas antes que atinjam o pescoço do condutor. Embora o uso do equipamento seja obrigatório apenas para motociclistas profissionais, a recomendação se estende a todos os usuários de moto — inclusive para fins de lazer.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Segurança e empatia no trânsito

“A segurança no trânsito é uma prioridade e iniciativas como a Blitz Antena Corta-Pipa, que integra o movimento Maio Amarelo, são fundamentais para promover a conscientização e a prevenção de acidentes. Em Niterói, trabalhamos continuamente para tornar nossas ruas mais seguras para todos, especialmente para os motociclistas, que enfrentam riscos diários, como o uso indevido de cerol e linha chilena. A instalação gratuita das antenas corta-pipa, somada à distribuição de material informativo e brindes, é uma forma simples e eficaz de salvar vidas”, destacou Felipe Peixoto, secretário executivo da Prefeitura.

Maio Amarelo é um movimento nacional voltado para a redução da violência no trânsito. Em Niterói, diversas ações estão programadas ao longo do mês, reforçando a mensagem de que a vida vem em primeiro lugar.

“Em parceria com a Prefeitura de Niterói e a NitTrans, realizamos essa blitz com o intuito de nos solidarizarmos e, de certa forma, fazer esse carinho para os motociclistas da cidade. Esse trabalho faz parte do projeto Harmonia no Trânsito. Essa ação também é muito importante para consolidar nosso grupo em Niterói e trabalhar a educação dos motociclistas”, contou Sabrina Abreu de Souza, analista de marketing do grupo Pernambuco Motos, no Rio de Janeiro.