4 de set de 2023 às 16:15 | Atualizado 17:43
Na tarde desta segunda-feira (04), o trânsito na Ponte Rio-Niterói está bastante complicado devido a um acidente envolvendo um motociclista na Grande Reta. O motociclista morreu, após colidir na prancha de um guincho na ponte Rio-Niterói, no sentido Rio de Janeiro.
“Um motociclista colidiu na traseira do guincho da concessionária que estava prestando um atendimento, na pista sentido Rio, altura da Grande Reta. Motociclista veio a óbito no local. O motociclista atravessou a faixa interditada e colidiu. Duas faixas interditadas no momento.” informou a concessionária Ecoponte ao cidadedeniteroi.com.
O acidente aconteceu por volta das 15h na altura da Grande Reta. Duas faixas estão interditadas, o que está causando um grande fluxo de veículos e retenção no sentido Rio de Janeiro.
O tempo de travessia está estimado pela concessionária Ecoponte, em 55 minutos no sentido Rio. Já no sentido Niterói, a situação é um pouco melhor, com tempo estimado em 36 minutos para a travessia, com lentidão da Reta do Cais até o pedágio. A Polícia Civil e a Defesa Civil foram acionadas ao local do acidente.
“Vias de acesso à Ponte Rio-Niterói com reflexo no trânsito devido a um acidente que ocorreu sentido Rio de Janeiro. Av. Jansen de Melo, Av. do Contorno e Alameda com fluxo lento. Motorista, redobre a atenção!” informou a Nittrans.
Ponte Rio-Niterói prevê receber mais de 740 mil veículos durante o feriado
A Ecoponte prevê um fluxo de 741 mil veículos na Ponte Rio-Niterói durante o feriado da Independência, de quarta-feira (06/09) até a próxima segunda-feira (11/09). O dia de maior movimento será a quarta (06/09), quando mais de 88 mil veículos seguirão para Niterói e cidades da Região dos Lagos. Na volta do feriado em direção ao Rio, cerca de 137 mil veículos passarão pela rodovia entre domingo (10/09) e segunda-feira (11/09).
Para garantir ainda mais rapidez nos atendimentos e assegurar a fluidez no tráfego, a concessionária vai contar com 33 veículos operacionais, entre guinchos leves e pesados, viaturas de inspeção, ambulâncias e cerca de 160 colaboradores trabalhando diretamente durante todo o período.
As equipes de socorro médico e mecânico estarão em pontos estratégicos da rodovia para garantir a liberação das pistas de forma mais rápida e trazer ainda mais segurança aos motoristas.
Na praça de pedágio, os papa-filas (arrecadadores volantes), vão agilizar a passagem dos veículos nos dias e horários de maior movimento. O usuário pode efetuar o pagamento por aproximação através de cartões nas funções débito e crédito.
A Ecoponte recomenda, como medida preventiva de segurança, que os motoristas mantenham a distância segura do veículo à frente – uma vez que as colisões traseiras são os incidentes de trânsito mais frequentes – e confiram as condições de seus veículos antes de pegar a estrada, como a revisão geral do motor (água, óleo, combustível) e reparos em problemas previamente identificados nos veículos.
Para quem vai viajar de motocicleta, além da revisão geral do veículo, são necessários alguns cuidados específicos. O ideal é usar roupas adequadas como casacos com proteção de ombro, coluna e cotovelos, óculos escuros e roupas especiais em caso de chuva e fazer paradas a cada 100 km para se hidratar e evitar câimbras. E lembre-se, o capacete é item obrigatório.
Os usuários também devem reforçar atenção aos semáforos e Painéis de Mensagens Variáveis durante a viagem, pois a concessionária reforça suas mensagens de segurança e informa sobre as ocorrências na via.