
A Prefeitura de Niterói realizou mais uma ação integrada de fiscalização contra motos barulhentas, desta vez na Estrada Francisco da Cruz Nunes, no Cantagalo. A operação teve como foco motocicletas com escapamento irregular e outras infrações de trânsito que afetam a qualidade de vida da população.
Ao todo, 154 motociclistas foram abordados durante a ação. Desses, 17 condutores foram autuados por irregularidades diversas.

Infrações incluem CNH, licenciamento e alteração do veículo
Entre as infrações identificadas pelas equipes estavam:
- Falta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Licenciamento vencido
- Alteração de característica do veículo, como escapamento irregular
Como resultado, nove motocicletas foram recolhidas ao depósito. Durante a operação, um motociclista regularizou a situação no próprio local, substituindo o cano de descarga irregular.
Operação reuniu diversos órgãos de segurança e trânsito
A ação foi coordenada pela NitTrans e contou com a participação integrada da:
- Inspetoria Geral dos Agentes de Trânsito
- Secretaria de Ordem Pública (Seop)
- Guarda Municipal de Niterói
- 12º BPM da Polícia Militar
- Proeis
- Detran-RJ
- Segurança Presente
A atuação conjunta reforça o modelo de fiscalização integrada adotado pelo município.
Prefeitura diz que ações serão intensificadas
Segundo o presidente da NitTrans, Nelson Godá, as operações seguem uma determinação direta do prefeito para endurecer o combate às motos barulhentas.
“Estamos cumprindo uma determinação do prefeito, intensificando a fiscalização para coibir motos barulhentas, reduzir transtornos à população e reforçar a segurança no trânsito da cidade”, afirmou.
Esta foi a quinta ação integrada contra motos barulhentas em 2026. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é reduzir o barulho excessivo, coibir irregularidades e garantir mais tranquilidade aos moradores de Niterói.

