
Um grave acidente na BR-101, em Palhoça, na Grande Florianópolis, mobilizou uma força-tarefa de emergência neste domingo (6). Um caminhão-tanque carregado com etanol tombou por volta das 13h37, provocando uma explosão seguida de incêndio que atingiu 21 carros e três carretas. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, cinco pessoas ficaram feridas, algumas com queimaduras graves. (Vídeo abaixo)
Rodovia foi interditada nos dois sentidos
Após o tombamento do veículo no sentido Norte, as duas pistas da BR-101 precisaram ser totalmente bloqueadas. A remoção dos veículos atingidos teve início no fim da tarde, enquanto as chamas ainda eram combatidas.
O motorista do caminhão e sua esposa, que o acompanhava, sofreram queimaduras nos braços e nas pernas. Ele teve cerca de 30% do corpo queimado e ela, aproximadamente 20%, sendo levados para a UPA da Pinheira, em Palhoça. Outros três feridos com queimaduras foram socorridos por ambulâncias da concessionária, mas não há informações atualizadas sobre o estado de saúde das vítimas.
Risco ampliado e operação de rescaldo
Segundo os bombeiros, um caminhão de gás GLP estava logo atrás da carreta de etanol no momento da explosão, o que poderia ter causado uma tragédia ainda maior. Felizmente, a equipe conseguiu remanejar o veículo a tempo, evitando uma nova catástrofe.
Às 17h30, os bombeiros ainda trabalhavam no rescaldo do incêndio, combatendo focos em veículos e árvores das margens da rodovia, que também foram atingidas pelas chamas.
Trânsito e atendimento
Cerca de 36 bombeiros, além de equipes da PRF, Polícia Militar, Defesa Civil, SAMU e a concessionária da rodovia, atuaram na ocorrência com o apoio de ambulâncias e guinchos.
A concessionária da BR-101 informou que, às 16h30, o trânsito estava completamente congestionado, com 6 km de retenção no sentido Sul e 8 km no sentido Norte. Ainda não havia desvios viáveis para os motoristas.
Para aliviar a retenção, equipes iniciaram a remoção de uma barreira de contenção no sentido Sul da pista, permitindo a passagem dos veículos presos entre o local da explosão e o km 235 Norte.