50-golpes-no-celular-banner-golpes-f_detran_0

Um alerta do Detran RJ acendeu o sinal vermelho para motoristas e proprietários de veículos no estado: golpistas estão usando sites falsos, e-mails e SMS para simular cobranças e induzir pagamentos indevidos. Além disso, o órgão reforça que mensagens eletrônicas sobre multas ou suspensão da CNH devem ser tratadas como tentativa de fraude.

Detran RJ alerta: cuidado com sites falsos, e-mail e SMS

O Detran RJ reforça que não envia notificação de multas aos usuários por e-mail ou SMS. Por isso, qualquer mensagem eletrônica que trate de infração de trânsito ou de suspensão da CNH deve ser considerada golpe, porque pode direcionar o cidadão ao pagamento indevido de débitos.

Além disso, o alerta chama atenção para a estratégia mais comum: a comunicação chega “com cara de oficial”, mas leva a sites falsos e a cobranças que não pertencem aos canais legítimos.

IPVA: pagamento é responsabilidade da Secretaria de Fazenda (Sefaz-RJ)

No comunicado, o Detran RJ também destaca um ponto central para evitar fraude: o pagamento do IPVA é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Fazenda.

Enquanto isso, a própria Sefaz-RJ já orienta contribuintes a redobrar a atenção com páginas fraudulentas e reforça que recomendações de segurança incluem evitar atalhos que possam levar a endereços criados por golpistas.

Multas e CNH: como chegam as notificações oficiais

Carta registrada é a forma de notificação

Segundo o órgão, as notificações de infração são enviadas apenas por carta registrada, para o endereço do usuário cadastrado no Departamento.

Isso significa que mensagens por e-mail ou SMS com “multa pendente”, “infração confirmada” ou “CNH suspensa” não devem ser tratadas como cobrança legítima.

Por que esses golpes funcionam

Em geral, esse tipo de fraude usa urgência e medo para pressionar a vítima a clicar e pagar rápido. Em casos reportados amplamente no país, mensagens por SMS direcionam para sites falsos que simulam ambientes oficiais e coletam dados ou induzem pagamentos.

Como reduzir o risco de pagamento indevido

  • Desconfie de qualquer comunicação eletrônica sobre infração ou suspensão da CNH.
  • Priorize sempre os canais oficiais e evite clicar em links recebidos por mensagem.
  • Mantenha seu endereço cadastrado atualizado para receber a carta registrada quando houver notificação oficial.