Trânsito

Detran faz blitz na saída da Ponte Rio-Niterói

imagem noticia (3)
Foto: Márcio Leandro
20 de set de 2023 às 16:13

A campanha de educação no trânsito chegou na Ponte Rio-Niterói. Em meio às comemorações da Semana Nacional de Trânsito, o Detran.RJ realizou, na manhã desta quarta-feira (20/09), uma ação visando conscientizar motoristas e motociclistas sobre a segurança no trânsito. A operação conjunta com a Ecoponte, concessionária que administra a ponte e a Polícia Rodoviária Federal aconteceu na saída, na praça do pedágio, sentido Niterói.

Durante toda a manhã equipes do Detran.RJ abordaram motoristas e explicaram a necessidade do cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e de conduzir carros e motocicletas utilizando todos os dispositivos de segurança. O slogan da Semana Nacional de Trânsito, “No trânsito escolha a vida” também foi lembrado a todos que foram abordados na blitz.

O diretor de Qualificação Profissional do Detran, Edmundo Bispo, ressaltou a importância do trânsito mais consciente. “Precisamos alertar a população sobre a importância dessa educação no trânsito. Nossas blitzen mostram ao condutor que ele precisa estar atento e ciente. Porque um descuido pode provocar acidentes”.

Para alertar os que foram abordados na blitz sobre o risco de conduzir veículos sob o efeito de álcool, drogas ou com sono, as equipes do Detran.RJ ofereceram aos condutores um teste com óculos que simulam as reações humanas sob efeito dessas substâncias.

Motociclista de aplicativos, Marcelo Ferreira Paixão, de 30 anos, ficou surpreso após usar o dispositivo que simulava dirigir com sono. Ele contou que nunca sentiu essa sensação mas já está alerta que quando estiver sonolento não vai mais pilotar sua motocicleta levando passageiros.”Nossa, nunca imaginei essa sensação. É muito estranho,  a gente perde o reflexo com os olhos querendo fechar. Adorei a iniciativa do Detran. Tem que fazer isso mais vezes”, disse.

O enfermeiro Alexandre Gomes de Deus, de 48 anos,  também aprovou a iniciativa do Detran em fazer o teste com o óculos que simula a sensação de embriaguez. Utilizando o equipamento  ele contou que perdeu a noção da distância, os reflexos e derrubou vários cones que serviam de obstáculos no teste.

Essa campanha positiva do Detran nos remete a um alerta para que ninguém pegue no volante após consumir bebida alcoólica. A educação no trânsito é uma boa iniciativa que pode mesmo salvar vidas.