
A BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora está mais segura à noite. A EPR Via Mineira instalou 135 mil tachas refletivas para aumentar a visibilidade e reduzir riscos de acidentes. O reforço prioriza áreas urbanas e trechos de alto fluxo.
BR-040: segurança e visibilidade noturna
135 mil tachas refletivas em todo o trecho concedido
A EPR Via Mineira concluiu a instalação de 135 mil “olhos de gato” ao longo do trecho concedido da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. O objetivo é reforçar a sinalização horizontal e diminuir o risco de colisões e saídas de pista em um dos corredores mais movimentados de Minas Gerais.
Onde o reforço é mais intenso
- Belo Horizonte – Lagoa dos Ingleses (km 544 ao km 563)
- Regiões de Congonhas e Conselheiro Lafaiete, eixos estratégicos de escoamento de cargas, fluxo local e longa distância
Como funcionam os “olhos de gato”
Fixadas diretamente no pavimento, as tachas refletivas devolvem a luz dos faróis, ajudando o condutor a identificar faixas, limites da pista e curvas. O recurso aumenta a percepção do motorista em condições de baixa luminosidade, como noite, chuva ou neblina.
Impacto na segurança viária
Segundo Mauricio Cavalli, gerente de Engenharia da EPR Via Mineira, “as tachas refletivas favorecem a convivência segura entre os veículos, delimitando os espaços de circulação e tornando as manobras mais previsíveis. É uma solução de engenharia simples, mas de grande impacto, que contribui diretamente para preservar vidas”.
Antes da concessão
Antes do início da concessão, o trecho não contava com esse tipo de sinalização. A instalação segue as melhores práticas de engenharia rodoviária e representa reforço importante para a segurança.
Prestação de contas: 1º ano da concessão
EPR Via Mineira e ANTT apresentam resultados
Na quinta-feira (9), EPR Via Mineira e ANTT realizam evento de prestação de contas do primeiro ano de concessão da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na unidade da PRF em Nova Lima.
O que será apresentado
- Balanço do período e investimentos realizados
- Próximas intervenções previstas
- Novas tecnologias e ações integradas com a PRF