SINDHLESTE
Foto: Divulgação

Lideranças da saúde pública e privada do Leste Fluminense se reuniram em Niterói para discutir os principais dilemas e caminhos para o futuro do setor. O encontro, promovido pelo SINDHLESTE, aproximou gestores, autoridades e especialistas em torno de temas como sustentabilidade, inovação e governança. A articulação entre diferentes atores da rede assistencial promete impactos diretos na qualidade do atendimento à população.

SINDHLESTE reúne lideranças da saúde em Niterói

O Sindicato dos Hospitais e Clínicas do Leste Fluminense (SINDHLESTE) realizou, no dia 09/12, o Almoço Institucional de Confraternização 2025/2026, em Niterói. O evento reuniu autoridades, gestores hospitalares e representantes do setor de saúde do Leste Fluminense.

Com o tema “Os dilemas, paradoxos e desafios para o futuro da saúde”, o encontro buscou promover reflexões sobre o cenário atual e as perspectivas para a saúde pública e privada, em um momento de constantes mudanças e pressão sobre os sistemas assistenciais.

Palestra sobre dilemas e desafios da saúde

Painel com autoridades e especialistas

A programação contou com palestra da secretária municipal de Saúde, Dra. Ilza Fellows; do presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Dr. Josier Vilar; e do CEO da Iniciativa FIS, Rodrigo Vilar.

O trio compartilhou análises sobre:

  • Sustentabilidade dos sistemas de saúde;
  • Inovação em modelos de gestão e cuidado;
  • Governança e responsabilidade na condução das instituições;
  • Desafios estruturais que impactam o sistema público e privado.

Ao abordar esses tópicos, os convidados ressaltaram a importância de integrar setor público, saúde suplementar, gestores hospitalares e entidades de classe na construção de soluções que garantam continuidade, eficiência e qualidade nos serviços prestados à população.

SINDHLESTE reforça papel estratégico no Leste Fluminense

O presidente do SINDHLESTE, Felipe Albuquerque, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento do setor:

“O trabalho do SINDHLESTE procura cumprir um papel importante na interlocução de questōes relevantes para solucionar problemas e concretizar conquistas junto aos seus associados. E isso obviamente vai impactar o compromisso com uma saúde de qualidade para a população. Encontros como esse permitem um debate amplo com novas perspectivas para o setor”.

Representando 18 municípios do Leste Fluminense, o SINDHLESTE reforçou seu compromisso em atuar como voz ativa do setor, articulando-se com órgãos públicos, operadoras de saúde e demais entidades.

Atuação regional e defesa da qualidade dos serviços

Durante o encontro, foi ressaltada a participação do sindicato em:

  • Movimentos regionais voltados ao fortalecimento da rede de saúde;
  • Audiências públicas, em que são discutidas demandas estruturais e regulatórias;
  • Reuniões estratégicas com diferentes atores do sistema de saúde suplementar.

Essas frentes de atuação têm como objetivo fortalecer a saúde suplementar e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos à população do Leste Fluminense, contribuindo para um ambiente mais estável, integrado e comprometido com a segurança do paciente e a sustentabilidade das instituições.