Saúde

Niterói vacinou apenas 21% do público estimado contra a gripe até agora

Arquivo
Arquivo

A campanha de vacinação contra a gripe em Niterói, até o momento, segue com a cobertura ainda muito baixa, pois apenas 21% do público-alvo procurou os postos para se vacinar. Por esse motivo, o município prorrogou a campanha, até acabarem as doses da vacina. Até o momento, cerca de 83 mil pessoas se vacinaram, o que corresponde a 21% do público estimado. A vacinação está disponível para qualquer pessoa com mais de 6 meses de idade, em 37 unidades de saúde de Niterói, das 8h às 17h, com entrada nos postos até 16h30.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, destaca a importância da vacinação contra a gripe. “Sabemos que, nessa época do ano, é natural um aumento na manifestação das doenças respiratórias. Uma das medidas importantes nesse período é a imunização contra a influenza. A vacina evita complicações que levam a internações e mortes. Aqui em Niterói, estamos intensificando a campanha e orientando que as pessoas procurem os postos de saúde o quanto antes para receber a dose”, pontuou a secretária.

A influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos como febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana. Os sintomas sistêmicos persistem por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. A influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. A influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

  • Locais da vacinação:

  • Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
  • Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
  • Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
  • Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
  • Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
  • Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha.
  • Policlínica Regional da Engenhoca – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
  • Policlínica Regional do Barreto Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
  • Unidades Básicas da Engenhoca, Morro do Estado e Santa Bárbara
  • Novo Ponto em Jurujuba – Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)
  • Unidades do Programa Médico de Família da Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Ititioca, Teixeira de Freitas, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Jonathas Botelho, Maceió, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Vital Brazil e Zilda Arns.