
A Prefeitura de Niterói deu início ao Programa Fila Zero, que tem como objetivo zerar a fila de exames e ampliar o acesso da população a serviços de saúde especializada. O primeiro atendimento ocorreu nesta sexta-feira (5), quando o paciente Walter José Mattoso dos Santos, de 67 anos, realizou uma ressonância nuclear magnética de abdômen superior na clínica IRSA Diagnóstico por Imagem, em Icaraí.
Como funciona o Programa Fila Zero
O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde que garante a realização de exames na rede privada. A proposta é acabar com a demanda reprimida no SUS e permitir que os pacientes tenham acesso mais rápido a diagnósticos e tratamentos.

Entre os exames com maior procura estão:
- Ecocardiografia transtorácica
- Colonoscopia
- Ultrassonografia mamária bilateral
- Endoscopia digestiva
Impacto para os pacientes
Walter, policial militar reformado, descobriu um tumor na bexiga em 2024 e aguardava o exame para realizar uma cirurgia.
“Foi um presente de Deus. Depois desse exame, vou poder fazer a cirurgia e ter uma vida normal. Esse programa Fila Zero está transformando a minha vida e vai transformar a de muitos outros”, explicou.
A secretária de Saúde, Ilza Fellows, destacou que o programa é fundamental para acelerar o início dos tratamentos.
“É um dia muito importante, onde foi dado o primeiro passo para que a gente consiga, como o próprio nome do programa sugere, acabar com a demanda reprimida de exames e algumas consultas de especialistas. Isso tudo enquanto a gente reestrutura a nossa rede para poder absorver a demanda natural”, explicou Ilza Fellows.

Parceria com clínicas e hospitais
A rede privada de saúde participa do programa por meio da Tabela SUS-Niterói, que define valores complementares aos praticados nacionalmente pelo SUS. Esses recursos são custeados com orçamento próprio do município.
Segundo o prefeito Rodrigo Neves, a parceria com clínicas e hospitais locais vai “consolidar Niterói como referência em saúde pública no Brasil” e prepara a cidade para novos investimentos, como a inauguração de um grande centro de saúde na Região Oceânica em 2026.
“A parceria com o setor privado está permitindo um atendimento mais ágil e humanizado. A cidade de Niterói dá um passo importante para se consolidar como referência em saúde pública no Brasil. Também vamos inaugurar, no início do próximo ano, um grande centro de saúde na Região Oceânica, voltado para atendimentos com especialistas e exames de média e alta complexidade. O serviço é um marco para o município.”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

Programa Fila Zero em Niterói
O que é o Programa Fila Zero em Niterói?
É uma iniciativa da Prefeitura que garante exames na rede privada para eliminar filas do SUS.
Quem pode participar?
Pacientes cadastrados nos módulos do Programa Médico de Família e encaminhados pela rede municipal.
Quais exames estão incluídos?
Exames de imagem e laboratoriais, como colonoscopia, ecocardiografia e ultrassonografia.
Como é financiado o programa?
Com recursos próprios do município, via Tabela SUS-Niterói, que complementa os valores pagos pelo SUS nacional.