
Niterói - A Prefeitura de Niterói inicia nesta segunda-feira (07) uma nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, será aplicada em pessoas de 6 meses a 59 anos que ainda não tenham se imunizado. A vacinação estará disponível em todas as unidades básicas de saúde, policlínicas e postos do Programa Médico de Família, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
A ação integra uma mobilização conjunta com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde e outros oito municípios da Região Metropolitana do Rio, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e conter o avanço de casos da doença, que já havia sido considerada erradicada no Brasil, mas voltou a ser registrada nos últimos anos.
Segundo Ilza Fellows, secretária municipal de Saúde, é fundamental que a população esteja protegida:
“É fundamental que todos os moradores de Niterói, dentro dessa faixa etária e que ainda não tenham se vacinado contra o sarampo, procurem os postos de vacinação. O sarampo é uma doença que já havia sido erradicada no Brasil e que não pode voltar a nos afetar”, destacou.
Como funciona o esquema vacinal?
- Crianças:
- Primeira dose aos 12 meses
- Segunda dose aos 15 meses
- Devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas (caso não tenham comprovação vacinal)
- Devem receber uma dose única da vacina, caso ainda não tenham sido vacinados
- Precisam tomar duas doses, independentemente da idade
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade. Menores de idade devem levar CPF e carteira de vacinação.
Por que se vacinar contra o sarampo?
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida por gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Os sintomas incluem:
- Febre alta
- Tosse seca
- Coriza
- Conjuntivite
- Manchas brancas na boca
- Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo
A vacinação é a principal forma de prevenção e uma estratégia essencial para manter a população segura e evitar surtos.