Saúde

Niterói contrata 267 médicos e terá centro de exames no Fonseca

Prefeitura de Niterói contrata 267 médicos para melhorar o atendimento à saúde e garante centro de exames no Fonseca.

Foto: Evelen Gouvêa
Foto: Evelen Gouvêa

Durante mais um dia do projeto Prefeitura Móvel, nesta terça-feira (27), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, esteve no bairro do Fonseca, na Zona Norte, onde visitou a unidade do Programa Médico de Família Teixeira de Freitas e anunciou um reforço importante na saúde da cidade: a contratação de 267 novos médicos.

A ação faz parte do compromisso de fortalecer a atenção primária, garantindo mais acesso, qualidade e humanização no atendimento à população.


Mais médicos, mais saúde para Niterói

O prefeito destacou que o investimento na saúde é uma prioridade para o atual mandato: “Vamos fazer um mandato ainda melhor que os anteriores, mas isso não faz sem uma boa assistência do sistema de saúde. Vamos melhorar a saúde em Niterói. A promessa de contratar mais 200 médicos nos próximos quatro anos já está sendo cumprida e ampliada com a contratação de 267 médicos até junho. Governo para todos, mas olhando para as pessoas que mais precisam das políticas públicas”, afirmou Rodrigo Neves.


Atendimento humanizado e multiprofissional no Fonseca

A unidade do Médico de Família Teixeira de Freitas atende atualmente cerca de 9 mil usuários, oferecendo assistência com:

  • 4 equipes de Saúde da Família, compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários
  • 2 equipes de Saúde Bucal, com dentista, técnico e auxiliar em saúde bucal
  • Equipe multiprofissional com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, ginecologista, obstetra, pediatra e farmacêutico

Esse modelo garante um acompanhamento contínuo, preventivo e humanizado, focado nas necessidades reais dos moradores.


Depoimentos que mostram a transformação na saúde

A secretária de saúde, Ilza Fellows, ressaltou: “Estamos em um momento super especial com essa semana inteira dedicada especificamente ao olhar para a região do Fonseca com tudo que já foi entregue e que ainda será feito por aqui”

A diretora da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), Maria Célia Vasconcellos, também destacou: “Nosso prefeito tem uma compreensão acima da média sobre o papel do médico de família.  Agradeço a confiança e hoje temos uma retomada da reorganização do trabalho na FeSaúde. Temos uma equipe empolgada e aguerrida para levar o melhor atendimento à população”

A médica Karoline Ramos, que atua no módulo da comunidade do Marítimos, compartilhou sua paixão pelo programa: “Quem me conhece sabe do meu amor pelo programa. Desde que me formei, trabalho no Médico de Família e não pretendo sair.  Gosto muito do meu módulo e das minhas equipes. Quero agradecer a possibilidade de continuar a fazer esse trabalho firme e forte. A luta pela saúde e pela assistência não é simples, mas também é um prazer imenso servir as pessoas que mais precisam”

Foto: Evelen Gouvêa

Parcerias com universidades e tecnologia na saúde

A unidade conta com parcerias fundamentais com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Estácio de Sá, que oferecem oportunidades de estágio para alunos de medicina e enfermagem.

Além disso, a parceria com a UFF permite que os pacientes tenham acesso a serviços de telediagnóstico e teleconsultoria, otimizando diagnósticos e ampliando a qualidade dos atendimentos.

Foto: Lucas Benevides

Fonseca terá novo Centro de Especialidades e Exames

O prefeito também anunciou que o bairro será contemplado com um Centro de Especialidades e Exames, semelhante ao que está sendo construído na Região Oceânica. “Vamos criar um Centro de Especialidades e Exames em Niterói. O primeiro será na Região Oceânica, mas o próximo quero que seja no Fonseca. Niterói é a única cidade do Brasil com 500 mil habitantes com cinco hospitais municipais. Em 2013, quando assumi o primeiro mandato, a Prefeitura investia R$ 80 milhões em saúde. Fechei 2020 com um investimento na casa dos R$ 700 milhões” afirmou Rodrigo Neves.

Foto: Lucas Benevides