
Pacientes internados em hospitais universitários do Rio de Janeiro e de Niterói terão uma experiência incomum neste Natal: “viagens” guiadas por óculos de realidade virtual. A iniciativa da ONG Virtualidade acontece em enfermarias, com atividades, mensagens de carinho e lembrancinhas, buscando aliviar a rotina de internação.
Ação de Natal com realidade virtual em hospitais universitários
Aproveitando o período natalino, durante esta semana (18/12) e na próxima (22/12), a ONG Virtualidade realiza uma ação especial em hospitais universitários no Rio de Janeiro (RJ) e em Niterói. A equipe atua nas enfermarias com pacientes internados no período da manhã e da tarde.
Além das experiências com realidade virtual, os voluntários distribuem mensagens de carinho e pequenas lembrancinhas, como sabonetes e toalhinhas de mão, entre outros itens.

Como funciona a experiência com óculos de realidade virtual
A proposta é oferecer aos pacientes internados uma vivência diferente do ambiente hospitalar. Segundo a clínica médica da UFRJ e residente em geriatria do HUCFF/UFRJ, Gabriela Sadigurschi, a equipe adapta a experiência ao desejo do próprio paciente:
- o paciente diz um local que gostaria de visitar (como uma praia ou uma viagem específica);
- ou escolhe um lugar que já conheceu e deseja revisitar;
- a equipe então projeta o cenário nos óculos virtuais, criando uma experiência imersiva.
“É uma experiência imersiva bem legal, geralmente os pacientes gostam muito”, relata Gabriela.
Impacto no bem-estar durante a internação
De acordo com o presidente da ONG Virtualidade, o médico da Unirio e residente em neurologia do Huap-UFF, Luccas Mannarino Campos, cada ação vai além do uso da tecnologia: é uma história que o paciente conta por meio da realidade virtual.
Ele afirma que a ONG atua na rotina dos hospitais universitários há 4 anos e que as ações de Natal têm um significado especial.
Já para o médico do HUGG-Unirio e vice-presidente da ONG, João Hazin, é possível notar melhora em aspectos emocionais e físicos do paciente com a tecnologia, como:
- melhora do humor;
- melhora na percepção da dor;
- redução de solidão, ansiedade e depressão.
“Nós sabemos muitas vezes que o paciente fica internado múltiplas semanas (…) e com a realidade virtual a gente consegue transportar esse paciente para outro lugar e assim trazer muita qualidade de vida para a internação dele”, explica.
Onde e quando acontece a ação especial
As ações ocorrem em hospitais universitários federais no Rio, geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e em um hospital universitário estadual.

Dia 18/12: Rio e Niterói
- Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/CH-UFRJ) – Ilha do Fundão (Rio)
- 10h às 12h
- Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) – Centro de Niterói
- 13h às 15h
Dia 22/12: Vila Isabel e Tijuca
- Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj) – Vila Isabel (Rio)
- 10h às 12h
- Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio) – Tijuca (Rio)
- 13h às 15h
Rede Ebserh e o papel dos hospitais universitários
O HUCFF integra o Complexo Hospitalar da UFRJ e é gerido pela Ebserh desde 2024. O Huap-UFF faz parte da Rede Ebserh desde abril de 2016, e o HUGG-Unirio desde dezembro de 2015.
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais. Essas unidades atendem pacientes do SUS e, ao mesmo tempo, apoiam a formação de profissionais de saúde, além do desenvolvimento de pesquisa e inovação.