
Niterói - A Maternidade Municipal Alzira Reis, em Charitas, Niterói, está prestes a reabrir as portas com cara nova e estrutura de ponta. Após uma ampla reforma, a unidade terá sua capacidade de atendimento ampliada em 30% e será uma das mais modernas do Estado do Rio de Janeiro. A reinauguração está prevista para maio, mês em que se comemora o Dia das Mães.
Na manhã desta quarta-feira (9), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou o espaço para acompanhar os últimos ajustes da obra. Ele esteve ao lado da secretária de Saúde, Ilza Fellows, da primeira-dama Fernanda Sixel Neves, além de uma comitiva da prefeitura. A equipe percorreu os dois andares da unidade e conferiu de perto os novos ambientes de internação, parto humanizado, centro cirúrgico, salas de ultrassonografia, cardiotocografia, amamentação e muito mais.
“Estou muito feliz porque começamos a sonhar com esse projeto em 2018, de fazer essa grande reformulação aqui que vai permitir a ampliação em 30% da capacidade de atendimento da maternidade de Niterói. Será a melhor maternidade pública municipal do Brasil. É o nosso compromisso com a população. Nossos nikitinhos vão nascer de frente para a praia de Charitas com esse visual incrível”, comemorou Rodrigo Neves.
Referência em estrutura e sustentabilidade
Com investimento de R$ 27 milhões, a reforma foi conduzida pela Empresa Municipal de Infraestrutura e Obras (ION). A unidade passa a contar com sistema de ar-condicionado moderno, iluminação natural, reaproveitamento de água da chuva, elevadores eficientes, além de acessibilidade visual e monitoramento por câmeras com rede integrada de dados para gestão inteligente dos serviços.
“A Maternidade Municipal Alzira Reis será uma unidade modelo que, além de possibilitar a ampliação do atendimento, contará com toda a infraestrutura necessária para garantir um parto de qualidade e seguro para mães e bebês”, destacou Ilza Fellows, secretária de Saúde.
Mais leitos e estrutura para partos humanizados
O projeto inclui leitos de recuperação pós-anestésica, estrutura para partos normais e cesáreas, além de cinco salas PPP — ambiente único onde a gestante realiza o pré-parto, parto e pós-parto com privacidade e conforto. A unidade também contará com uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) para recém-nascidos e espaços adaptados para acompanhantes e amamentação.
Além disso, foram criadas áreas específicas para ultrassonografia, ecocardiograma, exames laboratoriais, e leitos de observação, otimizando o fluxo de atendimento e diagnóstico.