Niterói - O Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino, em Niterói, ampliou em 10% o número de leitos de internação com a criação de um novo setor exclusivo para cirurgias de curta permanência. A iniciativa beneficia pacientes que realizam procedimentos de baixa complexidade, como cirurgias de hérnia, vesícula e varizes, além de reforçar o atendimento ambulatorial com mais uma sala destinada a exames como colonoscopia, histeroscopia, endoscopia e procedimentos de cirurgia vascular.
“Estamos avançando para melhorar e ampliar cada vez mais a assistência à saúde de qualidade da população de Niterói. Essa ampliação possibilita um acesso mais rápido às cirurgias eletivas. O Oceânico é referência na cidade e foi o primeiro hospital público a atender pacientes com Covid-19. Isso não poderemos nunca esquecer”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
Com a reestruturação feita no 4º andar, a expectativa é que a unidade realize mais de 5 mil cirurgias em 2025, o que representa um aumento de 19% em relação ao ano anterior. Segundo a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, a expansão foi viabilizada por meio de um planejamento cuidadoso de espaço e serviços:
“A ampliação do número de leitos foi possível a partir de uma reestruturação dos serviços já oferecidos no hospital. Assim, conseguimos abrir esse novo setor, que vai atender a procedimentos de baixa complexidade, ampliando a oferta de serviços para a população”

Atualmente, o hospital conta com 76 leitos, sendo:
- 33 de Clínica Médica
- 21 de Clínica Cirúrgica
- 12 de Terapia Intensiva (CTI)
- 10 de Terapia Semi-intensiva
O diretor da unidade, Eduardo Maia, destaca que o novo setor foi projetado para melhorar o fluxo de pacientes cirúrgicos, com localização estratégica próxima ao centro cirúrgico:
“É uma unidade com sete leitos, com toda a infraestrutura tecnológica e de recursos humanos de uma unidade semi-intensiva, no mesmo andar e a poucos metros do centro cirúrgico, planejada para dar mais agilidade e segurança para o fluxo de pacientes. Foi desenhada para acomodar pacientes em pré-operatório, como em pós-operatório, e facilita o manuseio ágil de pacientes em day-clinic, como também oferece suporte aos pacientes que necessitam de maior vigilância após as cirurgias”
Segurança e excelência no atendimento hospitalar
Além da infraestrutura, o hospital implementou o protocolo internacional Safety Huddle, que promove reuniões diárias entre equipes multidisciplinares para reforçar a segurança do paciente. A iniciativa busca prevenir riscos e melhorar a comunicação interna, garantindo assistência com ainda mais qualidade.

Referência em saúde pública em Niterói
O Hospital Oceânico, inaugurado em 2020 como referência no combate à Covid-19, já realizou mais de 81 mil atendimentos e hoje faz parte da rede básica de saúde da cidade. Com três salas cirúrgicas independentes e um Centro de Reabilitação ativo, a unidade tem foco especial em oncologia ginecológica e urológica, atendendo casos de câncer de mama, próstata, rim, bexiga e tireoide.
Outro destaque é a atuação no programa RJ Transplantes, com equipe capacitada para captação de órgãos.