
Na véspera do Dia Mundial de Combate ao AVC, especialistas do Hospital Niterói D’Or trocam o ambiente hospitalar pela praia. O motivo? Disseminar informação e esclarecer os riscos e formas de cuidado com a saúde, para prevenção do acidente vascular cerebral, assim como a importância do atendimento imediato. A ação acontece no dia 28/10, sábado, na Praia de Icaraí, das 08h às 13h.
“Precisamos conscientizar a população quanto a importância do AVC e de suas possibilidades de atendimento. Qualquer pessoa hoje em dia sabe identificar sinais sugestivos de um infarto do miocárdio. Com o AVC isso ainda não acontece. É fundamental mudarmos esse cenário para que cada vez mais pessoas consigam o tratamento ideal para o acidente vascular cerebral” declara Dr. Carlos Hortala, coordenador de neurologia do Hospital Niterói D’Or.
As pessoas que passarem pela orla receberão informativos contendo dicas de saúde e cuidados para se prevenir o AVC, e bolinha anti estresse. Além disso, especialistas irão oferecer orientações e tirar as principais dúvidas.
“O AVC pode ser isquêmico ou hemorrágico. No primeiro, quando o paciente consegue chegar rápido à uma emergência e é elegível ao tratamento, podemos tentar uma reversão completa do quadro por meio de terapias que tentam reabrir o vaso obstruído. No segundo, é importante darmos todo o suporte clínico e cirúrgico imediato para que o prognóstico seja o melhor possível. A equipe do Hospital Niterói D’Or está apta a identificar estes casos o mais rápido possível, para oferecer a melhor conduta de atendimento” esclarece o especialista.
O Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil.