A partir deste sábado (06), o Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino, na Região Oceânica de Niterói, reforça sua capacidade de atendimento com 20 novos leitos: 10 para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 02 para Unidade Intermediária (UI) e 08 leitos cirúrgicos.
Essa expansão, fruto da parceria entre a Prefeitura de Niterói e o Ministério da Saúde, marca um avanço significativo no tratamento de câncer na cidade.
Além da ampliação dos leitos, o hospital lança um programa de atendimento domiciliar, proporcionando assistência qualificada e humanizada para pacientes que, embora tenham recebido alta hospitalar, ainda necessitam de cuidados em casa.
Originalmente dedicado ao atendimento de casos graves de Covid-19, o Hospital Oceânico integra a rede de saúde municipal e atende diariamente dezenas de pacientes, incluindo cirúrgicos, do centro de reabilitação e transferidos de outras unidades. Entre janeiro e maio deste ano, foram realizados 11.534 atendimentos ambulatoriais, 1.327 internações e 1.597 cirurgias.
O hospital disponibiliza uma ampla gama de exames, como tomografia, mamografia, laboratoriais, ultrassonografia, ecocardiograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, eletrocardiograma e radiológicos. A unidade também conta com um Centro Cirúrgico e um Centro de Reabilitação.
O Hospital Oceânico é uma peça-chave no Programa Niterói Mulher, dedicado ao controle e acompanhamento do câncer. Desde março de 2022, a unidade expandiu a oferta de cirurgias para câncer de mama e colo de útero.
Outra iniciativa de destaque é o Programa Navegadoras, em que duas enfermeiras especializadas auxiliam pacientes com câncer de mama, colo de útero e próstata, guiando-os em todas as etapas do tratamento, em parceria com a Fundação do Câncer.
Reforço no Atendimento de Emergência
Para completar as novidades, a frota do SAMU de Niterói foi incrementada com uma nova ambulância, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento de emergências na cidade.