Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Niterói segue ampliando os investimentos na saúde pública. Nesta quinta-feira (16), a vice-prefeita Isabel Swan e a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, visitaram o Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino, que em breve contará com um novo Centro de Procedimentos Endoscópicos, previsto para ser inaugurado em novembro, mês do aniversário da cidade.

O novo espaço será destinado a procedimentos de colonoscopia, endoscopia e histeroscopia, fortalecendo a capacidade de diagnóstico e prevenção da rede municipal.

Foto: Divulgação

Avanço importante para a saúde pública

Durante a visita, a vice-prefeita Isabel Swan destacou a importância do novo centro e lembrou o papel fundamental do Hospital Oceânico durante a pandemia da Covid-19.

“Esse é mais um momento importante para a nossa cidade, pois a gente sabe o histórico impactante desse Hospital, que salvou tantas vidas ao longo do período da pandemia da Covid19. E hoje, nós estamos aqui para marcar a ampliação desses exames de especialidades e do número de cidadãos que serão atendidosr”, afirmou.

Já a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, ressaltou os impactos diretos para a população.

“A abertura deste espaço especializado possibilita o aumento na oferta dos procedimentos, o que é fundamental para a rede municipal. A expectativa é ofertar uma média mensal de 300 exames de endoscopia e 200 de colonoscopia. A ampliação de histeroscopia também é fundamental, pois vai nos ajudar na prevenção do câncer de colo de útero e do câncer intrauterino, o que será um grande avanço para a saúde do nosso município”, explicou.


Hospital em expansão e referência regional

Desde sua inauguração, o Hospital Oceânico passou por um processo de transformação. De unidade exclusiva para pacientes com Covid-19, tornou-se um hospital de referência com serviços de tomografia, mamografia, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma e radiologia, além de um Centro Cirúrgico moderno.

De 2021 até hoje, já foram realizados 73.081 atendimentos ambulatoriais e 13.304 cirurgias em diversas especialidades, incluindo cirurgia geral, vascular, urológica, proctológica, ginecológica, oncológica e reparadora.


Depoimentos e acolhimento humanizado

Entre os pacientes atendidos, Neuza Nascimento, de 73 anos, elogiou o acolhimento recebido durante a internação para um implante de marcapasso.

“Esse hospital é ótimo, tenho recebido um excelente atendimento nesses dias que eu estou tendo que ficar aqui internada”, relatou a paciente.

O centro cirúrgico do hospital possui três salas independentes, permitindo até intervenções simultâneas, além de estrutura moderna e climatizada. Um andar é reservado exclusivamente para o pós-operatório, garantindo conforto e segurança aos pacientes.


Fila Zero e novos investimentos em 2025

A ampliação do Hospital Oceânico faz parte do Programa Fila Zero, lançado pela Prefeitura em 2025, que busca eliminar a espera por exames e procedimentos na rede municipal. O programa prevê parcerias com instituições privadas e filantrópicas, garantindo remuneração complementar à tabela do SUS.

Entre as recentes entregas estão:

  • O novo Laboratório Municipal Miguelote Viana, capaz de realizar até 200 mil exames mensais;
  • A contratação de 267 novos profissionais de saúde;
  • A reabertura de unidades do Programa Médico de Família no Serrão, Juca Branco e Morro do Céu;
  • O Núcleo de Acolhimento à Mulher (NUAM), no Hospital Carlos Tortelly, que funciona 24h;
  • E a entrega do novo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Monteiro Lobato, com média de 80 atendimentos diários.

Essas ações integram a estratégia da Prefeitura de fortalecer a rede de saúde pública de Niterói com tecnologia, inclusão e atendimento humanizado.


Niterói reforça liderança em saúde pública

Com a implantação do Centro de Procedimentos Endoscópicos, o Hospital Oceânico se consolida como uma das principais unidades da Rede Municipal de Saúde de Niterói, ampliando a oferta de exames e reforçando o compromisso da cidade com o acesso universal e de qualidade à saúde.