O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) recebeu, na última terça-feira (11), 72 novos funcionários para o quadro de pessoal da unidade. Os concursados foram aprovados na seleção pública de 2019 da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o hospital. Do total, foram 17 da área médica; 51 da área assistencial; e quatro da área administrativa. As atividades de integração e assinatura contratual foram organizadas pela Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP).
As orientações gerais para os novos integrantes ficaram a cargo da Unidade de Administração de Pessoal e da equipe da Unidade de Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST). Os principais pontos introduzidos foram: folha de ponto e sistema biométrico; fluxo de atendimento aos acidentes de trabalho; rotina de validação de atestados médicos; etc. Durante a integração, outros temas foram abordados, como análise de desempenho, avaliação e progressão dos empregados e participação em programas de capacitação e em eventos internos e externos.
Os aprovados foram contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e as convocações feitas de acordo com o cronograma de ampliação dos serviços do hospital, de forma progressiva para o atendimento de qualidade à saúde da população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a DivGP, eles já iniciaram os trabalhos nesta semana.
A Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.