Na última terça-feira (24), o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou um novo centro cirúrgico dentro do ambulatório. O espaço vai viabilizar a realização de cirurgias de pequeno porte.
Inicialmente, serão realizados procedimentos da Dermatologia e da Cirurgia Plástica e, posteriormente, pequenas cirurgias de outras especialidades. Dessa forma, o novo centro cirúrgico vai possibilitar a ampliação do número de procedimentos realizados pelo Huap, liberando o outro centro cirúrgico do hospital para demais cirurgias.
O médico dermatologista Flavio Luz foi o responsável pelo primeiro procedimento no novo centro cirúrgico, realizado no dia da inauguração, que consistiu na retirada de nódulos sob a pele e outros tumores benignos de uma paciente. O médico destaca como foi realizar a cirurgia no novo espaço. “Esse centro cirúrgico ambulatorial é um espaço muito bem montado e equipado para todo o tipo de cirurgia que possa ser feita em nível ambulatorial. A nossa primeira experiência nele foi extremamente positiva, uma vez que a equipe local está altamente comprometida com o sucesso desse novo espaço, e a paciente operada ficou muito confortável, tendo o procedimento sido realizado com êxito”, destaca.
Flavio Luz também ressaltou os benefícios de o hospital contar com esse novo centro cirúrgico. “Se os procedimentos realizados na paciente precisassem ser feitos em outro centro cirúrgico, ela precisaria ser internada, o que iria acarretar em muitas burocracias para a paciente, muitas etapas e fluxos dentro do hospital, e o tempo decorrente entre a chegada dela e a realização da cirurgia seria um tempo muito superior, onerando mais todo o sistema de saúde, aumentando o nível de estresse do paciente e movimentando um número muito maior de funcionários entorno desse procedimento”, afirma.
Novo centro cirúrgico ambulatorial
Segundo a chefe da Unidade de Ambulatório, Cecília Teixeira da Silva, o novo centro cirúrgico conta com uma equipe composta por enfermeiro, técnicos de enfermagem (circulantes), cirurgiões e residentes. Atualmente, o espaço funciona às terças e quintas-feiras, porém a expectativa é que ele passe a funcionar diariamente.
“A cirurgia ambulatorial busca simplificar o pós-operatório com segurança, conforto e apoio psicossocial, reduzindo o tempo de permanência do paciente na instituição hospitalar, evitando ou diminuindo o risco de infecção hospitalar, bem como colabora com a oferta desses procedimentos cirúrgicos para um maior número de pessoas”, destaca Cecília.
Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira