
A doação de leite materno ganhou força no Rio com a expansão de salas e pontos de apoio à amamentação. De janeiro a julho, mais de 6 mil mulheres ajudaram a alimentar bebês prematuros e de baixo peso. É rede de cuidado que salva vidas e fortalece a saúde neonatal.
Doação de leite materno no RJ: números que salvam vidas
Levantamento da UVA (com base na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Fiocruz) mostra:
- 6.314 mulheres doaram de janeiro a julho
- 5.112 bebês prematuros e de baixo peso receberam leite
- 5.051 litros foram coletados no período
- Cerca de 2.693 litros foram distribuídos após triagem, pasteurização e controle de qualidade
- A Rede conta com 29 unidades fluminenses que coletam e distribuem
Sala de apoio à amamentação da UVA, na Tijuca
Há 10 anos, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) mantém uma sala de apoio no Campus Tijuca para auxiliar mães trabalhadoras, estudantes e mulheres da região na retirada e armazenamento de leite.
- O espaço incentiva a doação e abastece diretamente o Núcleo Perinatal do HUPE-UERJ, uma das 29 unidades da Rede no estado.
Como funciona a Rede de Bancos de Leite Humano
- Profissionais coletam, realizam triagem, pasteurização e controle de qualidade
- Após aprovação, o leite é distribuído com segurança a quem precisa
- Coordenação técnica: Fiocruz
Vozes que inspiram: impacto humano e social
- Abilene Gouvêa, professora de Enfermagem da UVA e tutora da sala:
“Cada gesto de doação pode salvar vidas e fortalecer toda a rede de cuidado neonatal, contribuindo para o desenvolvimento saudável e a proteção contra doenças”.
- Raquel Rezende, professora da UVA e mãe de duas crianças, doa mais de 500 ml por semana:
“Todos os nutrientes e anticorpos que eu passo para o meu filho também ofereço a outros bebês prematuros. Cada mililitro faz a diferença”.
Onde doar: horário e endereço da sala de apoio da UVA
- Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 20h
- Endereço: Rua Ibituruna, 108 – Tijuca (Campus UVA)