Saúde

Dia D da gripe em Niterói tem aumento expressivo de vacinação

Ao todo, 1.000 profissionais de Saúde trabalharam para imunizar a população em todas as regiões da cidade

Foto: Luciana Carneiro
Foto: Luciana Carneiro

O Dia D da vacinação contra a gripe realizado neste sábado (10) em Niterói foi marcado por alta adesão da população. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a ação teve um aumento de 30% no número de doses aplicadas em comparação com o ano anterior. A mobilização ocorreu em todas as regiões da cidade, com a atuação de 1.000 profissionais de saúde.

A força-tarefa envolveu as Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas Regionais, Módulos do Médico de Família, além de postos estratégicos instalados no Plaza Shopping, Clube Central e Mercado Municipal.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, compareceu à Policlínica Regional de Itaipu, onde recebeu a vacina contra a gripe ao lado de sua mãe, Maria Luiza Neves, de 81 anos. Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, ele destacou o sucesso da campanha:

“Parabéns a toda equipe dirigente e profissionais da Saúde de Niterói pelo resultado extraordinário da campanha de vacinação contra a gripe neste dia D em 2025. Registramos aumento de 30% de doses aplicadas em relação ao ano passado. A população de Niterói sabe que a vacina salva vidas”, afirmou o prefeito.

Foto: Luciana Carneiro

Vacinação continua nas unidades de saúde

A secretária Ilza Fellows ressaltou que a vacinação contra a gripe continua disponível nas unidades da rede municipal:

“Vacinas salvam vidas. Pedimos que os moradores da cidade compareçam às unidades”, alertou.

A designer Michele Cardoso, moradora de Itaipu, aproveitou o sábado para vacinar a si mesma e sua filha, Valentina, de 6 anos:

“Acho o Dia D fundamental, principalmente para quem não consegue ir durante a semana. É uma ótima oportunidade para manter a vacinação em dia”, afirmou.

Outras vacinas também foram aplicadas

Além da vacina contra a gripe (Influenza), os postos também aplicaram doses contra o sarampo, destinadas a crianças a partir de 1 ano e adultos até 59 anos. Quem compareceu aos pontos de vacinação teve ainda a chance de atualizar a caderneta vacinal com outros imunizantes disponíveis.

Sobre a Influenza

A Influenza é uma infecção viral aguda, altamente transmissível, com sintomas como febre, dor de cabeça, calafrios, dores musculares, tosse seca e coriza. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra complicações graves da gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

Sobre o Sarampo

Já o sarampo é uma doença extremamente contagiosa, que pode evoluir para complicações graves e até morte. A vacina tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola, é a principal forma de controle da doença.