Niterói tornou-se na última sexta-feira (27) a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a iniciar a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos. A imunização começou com as pessoas acima de 60 anos alocadas em instituições de longa permanência que tomaram a segunda dose da vacina há seis meses ou mais. Esses idosos são do primeiro grupo a receber a vacina em janeiro deste ano.
Quando iniciou a vacinação contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro de 2021, a Prefeitura de Niterói priorizou os profissionais de saúde da linha de frente contra a doença e os idosos mantidos por instituições de longa permanência. A idosa Clice de Souza Carvalho, de 93 anos, e a enfermeira Bruna Lemos, de 35 anos, foram as primeiras niteroienses a receber a primeira dose do imunizante.
Na última sexta-feira (27), a equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve na Casa de Amparo Santo Antônio, no bairro Vital Brazil, para imunizar os primeiros idosos com a terceira dose. Segundo a SMS, nesta primeira etapa, cerca de 1.200 idosos vão receber o reforço. Em setembro a vacinação será ampliada para os demais idosos da cidade, com o uso da vacina da Pfizer, após recebimento da remessa da vacina pelo Ministério da Saúde (MS) para a aplicação.
Vacinação segue em adolescentes
Segunda (30), terça (31) e quarta-feira (01) estarão sendo vacinados adolescentes com 15 anos. A meta da prefeitura é chegar em 10 de setembro com todos os 12 anos, idade mínima permitida pela Anvisa para a vacinação, imunizados com pelo menos a primeira dose. Para ser vacinado, o adolescente precisa estar acompanhado do responsável e apresentar CPF, identidade e comprovante de residência dos pais. A imunização dos adolescentes acontece em oito postos de saúde do município, com a vacina Pfizer.
A vacinação pode ser agendada. Para realizar o agendamento, é preciso baixar o aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo do cadastro. É necessário estar dentro da idade de imunização e apresentar a documentação.
O Colab também oferece a opção de remarcar a data e horário da vacinação, caso a pessoa não consiga comparecer no dia agendado. Para a segunda dose, a marcação também deve ser realizada pela ferramenta. Por ela é possível obter comprovação digital da imunização. Também é possível agendar a vacinação pelo site www.niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina.
Repescagem permanente
Com a chegada da campanha de vacinação a toda a população com mais de 18 anos, o município segue em repescagem contínua. Todos os adultos da cidade que ainda não se imunizaram podem procurar uma unidade de saúde para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A repescagem vale também para os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente.
Locais de vacinação dos jovens de 12 a 17 anos:
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca
Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.
Locais de vacinação para maiores de 18 anos:
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº, Vital Brazil.
Policlínica Doutor João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726, Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº, Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.
Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111, Piratininga.
Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos.
Posto volante no Ginásio do Colégio Gomes Pereira – Rua Nilo de Freitas, 40, Largo da Batalha.
Posto volante no Campo de São Bento – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Rua Lopes Trovão, Icaraí.
Foto: Luciana Carneiro