A Fundação Municipal de Saúde de Niterói realiza, no período de 6 a 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite, seguindo orientação do Ministério da Saúde. A imunização estará disponível em 54 salas de vacina localizadas nas Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e módulos do Programa Médico de Família, de segunda a sexta, das 8h às 17h. No sábado, 18 de agosto, será o Dia D de mobilização, com mais de 500 profissionais aplicando as doses nessas unidades. A meta do município é vacinar aproximadamente 25 mil crianças.
O público-alvo da campanha é formado por crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. É importante que os pais levem a Caderneta de Vacinação dos seus filhos para avaliação da situação vacinal. A vacina é contraindicada para gestantes, bebês menores de 6 meses de idade e pessoas com imunidade comprometida por conta de doença.
A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, explica que Niterói está acima de 50% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo. Até o momento não há notificação de casos das doenças. Equipes do Programa Médico de Família intensificaram a orientação casa a casa, em que alertam aos moradores sobre a importância da imunização. Para complementar o trabalho de prevenção às doenças, a secretária pede que os responsáveis pelas crianças façam sua parte.
“As imunizações já fazem parte do calendário vacinal e são oferecidas durante todo ano. É muito importante que os pais levem seus filhos para receberem as vacinas”, orienta a secretária.
As doenças – A Poliomielite ou “Paralisia Infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito que acomete em geral os membros inferiores. A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas ao falar, tossir ou espirrar.
O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.
Rotina
As imunizações fazem parte da rotina das unidades de saúde do município.
A imunização do sarampo é para crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A orientação para quem nunca recebeu a vacina é a seguinte: de 5 até 29 anos, 02 doses de tríplice viral com intervalo de 30 dias entre as doses. De 30 a 49 anos, 01 dose de tríplice viral. Os profissionais de saúde avaliarão a necessidade ou não da aplicação da dose.
Salas de vacina – Policlínicas Dr. Carlos Antônio da Silva – Rua Jansen de Mello s/nº, São Lourenço; Dr. Sérgio Arouca, Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa; Dr. Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca; Dr. Francisco da Cruz Nunes – Rua Ver. Armando Ferreira, 30, Largo da Batalha; Assistente Social Maria Aparecida da Costa – Est. Engenho do Mato s/nº, Itaipu; Dr. Renato Silva – Av. João Brasil, s/nº- Engenhoca, Rua Jornalista Sardo Filho, 196, Ilha da Conceição; Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº, Jurujuba; Av. Colônia s/nº, Caramujo; Professor Barros Terra – Rua Alcebíades Pinto, s/nº, Cantagalo; e Dr. João da Silva Vizella, Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Unidades Básicas de Saúde (USB) do Centro, Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca, Baldeador e Piratininga.
Programa Médico de Família (PMF) e Clínica Comunitária da Família (CCF): Alarico, Atalaia, Bernardino, Cafubá I, Cafuba II, cafuba III, Cantagalo, Caramujo, Colônia, Engenho, Grota I, Grota II, Ititioca, Jonathas Botelho, Jurujuba, Leopoldina, Maceió, Maravista, Marítimos, Maruí, Matapaca, Nova Brasília, Palácio, Preventório I, Preventório II, Souza Soares, Viçoso, Vila Ipiranga, Viradouro, Vital Brasil e CCF Badu, Ilha da Conceição, Teixeira de Freitas e Várzea das Moças, Morro do Céu e Cavalão.