Clima instável marca a rotina dos moradores do Sudeste em 2025, após dias consecutivos de calor intenso
Clima instável marca a rotina dos moradores - Créditos: depositphotos.com / BrianAJackson

De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói nesta terça-feira (25/11), a formação de um sistema de baixa pressão próximo à costa, manterá o tempo instável em Niterói. Desta forma, o céu estará encoberto a nublado, passando a parcialmente nublado, com previsão de pancadas isoladas de chuva moderada na madrugada e chuva fraca isolada a partir da manhã. Os ventos estarão moderados a fortes, principalmente no final da tarde.

Na quarta-feira (26/11), ventos úmidos do oceano manterão o tempo instável, com céu nublado a parcialmente nublado e previsão de chuva fraca isolada a qualquer momento. Os ventos estarão fracos a moderados.

Para estes dias, as temperaturas estarão estáveis.

Aviso de chuvas intensas

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói emitiu um aviso meteorológico de chuvas intensas válido até às 03h desta terça-feira (25).

  • Início: 15h00 do dia 24/11 (Segunda-feira).
  • Fim:  03h00 do dia 25/11 (Terça-feira).

Devido às condições atmosféricas, emitimos o aviso meteorológico para a cidade de Niterói. A previsão é de pancadas de chuva moderada a forte, acompanhada de rajadas de vento moderado a ocasionalmente forte, entre a tarde desta segunda-feira (24/11) e o início da madrugada de terça-feira (25/11).

Destaca-se que há condições meteorológicas para ocorrência de acumulados elevados de chuva em 1 hora durante o período de vigência do aviso. Possíveis impactos na cidade: alagamentos, transbordo de rios, deslizamentos e quedas de árvores.

A Defesa Civil alerta para as seguintes orientações:

  • Os moradores de áreas de risco devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e estarem preparados para se deslocarem para locais seguros;
  • As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar;
  • Evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamento;
  • Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas atmosféricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.
  • Em caso de emergência, ligue 199 ou 2620-0199.