Com a onda de calor que atinge o centro-oeste e parte do sudeste e do sul do país, a cidade de Niterói, registrou a maior temperatura do estado nesta quinta-feira (02), 38.8 graus.
O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói emitiu um aviso meteorológico de baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas com início às 10h local desta sexta-feira (03/05) e término às 20h da próxima segunda-feira (06/05).
Devido à atuação de uma massa de ar seco e quente há previsão de temperaturas elevadas na sexta-feira (36°C), sábado (35°C), domingo (36°C) e segunda-feira (37°C). Nestes dias, a umidade relativa do ar ficará em torno 30%, principalmente no período da tarde.
A Defesa Civil alerta para os seguintes cuidados a serem tomados: Evitar exercícios físicos ao ar livre entre às 10 e 17 horas; Umidificar ambientes fechados através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc; Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc; Consumir bastante água.
E ressalta para os seguintes riscos associados: Aumento de problemas respiratórios; Aumento da incidência de fogo em vegetação.
Onda de calor
Na classificação do Inmet, as ondas de calor se configuram quando a temperatura se mantém, ao longo de pelo menos cinco dias, 5ºC acima da média esperada para o mês.
Onda de calor refere-se a um evento atmosférico onde as temperaturas de uma região aumentam significativamente acima dos níveis máximos típicos para o local. Esse fenômeno geralmente ocorre devido a sistemas de alta pressão que bloqueiam temporariamente a circulação do ar quente, mantendo-o na área por vários dias.
Além disso, pode ser influenciado por outros fatores, como a chegada de frentes frias e o fenômeno El Niño.