De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, a cidade entrou em estágio de ATENÇÃO, na tarde desta segunda-feira (23), devido a núcleos de chuva de intensidade moderada a forte que atuam sobre o município.
De acordo com a nota da Defesa Civil, se mantém a previsão de pancadas de chuva moderada a forte acompanhadas de raios e rajadas de vento para as próximas horas.
- Em caso de emergência ligue 199 ou 2620-0199
- ℹ️ Em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:
- 👉 Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.
- 👉 As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.
- 👉 Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.
- 👉 Caso a sirene de sua localidade seja acionada, siga imediatamente para os pontos de apoio, residências de familiares ou amigos localizados em locais seguros.
Rio de Janeiro
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou também que o município entrou em ESTÁGIO DE ATENÇÃO às 14h40 desta segunda-feira, dia 23 de janeiro de 2023, devido a registros de chuva acima de 20mm em 30min nas estações Jacarepaguá/Tanque (30,6 mm) e Jacarepaguá/Cidade de Deus (26,6 mm).
- Situação atual:
Segundo o Sistema Alerta Rio, no momento, núcleos de chuva moderada/forte permanecem atuando de forma quase estacionária sobre a Zona Oeste, na região de Jacarepaguá. - Previsão para as próximas horas:
Previsão de pancadas de chuva moderada/forte, acompanhada de raios e rajadas de vento na próxima hora. - Histórico – a cidade do Rio de Janeiro estava em Estágio de Mobilização desde às 14h desta segunda-feira, devido às condições do tempo.
- O Estágio de Atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.