A forte frente fria que avançou sobre o Brasil no último fim de semana de junho de 2024 trouxe uma acentuada queda de temperatura para Niterói.
Na manhã desta segunda-feira (1º), os termômetros registraram 18,4ºC, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Impacto da Frente Fria
A brusca queda de temperatura foi sentida em todo o estado do Rio de Janeiro. As máximas deste domingo não passaram dos 25°C, contrastando com os 28°C a 34°C registrados no sábado. No Rio de Janeiro, a máxima chegou a 29,3°C ontem.
Com o céu nublado e chuva, a previsão para esta segunda-feira é de temperaturas ainda mais baixas, com uma sensação de frio durante todo o dia.
As áreas litorâneas devem enfrentar chuva de moderada intensidade, enquanto o interior fluminense pode ver eventos de chuva mais intensa.
Previsão para os próximos dias
A partir de terça-feira (02), com o afastamento do ar polar e o retorno do sol, as temperaturas começarão a subir gradualmente. As tardes serão mais quentes, mas não atingirão os níveis anteriores à passagem da frente fria. Entre quarta e sexta-feira, as máximas devem variar entre 27°C e 29°C.
No entanto, as madrugadas permanecerão frias ao longo da semana. Na terça (02) e quarta (03), pode-se registrar novos recordes de baixas temperaturas para o ano, com previsões de 13°C e 12°C, respectivamente. O recorde atual é de 12,8°C, registrado em 21 de junho.
Alerta de ressaca
Além das baixas temperaturas, a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca, com ondas de 2,5m a 3,0m, válido até às 21h desta segunda-feira. O mar muito agitado é um reflexo direto da passagem da forte frente fria.
Os moradores e visitantes de Niterói devem se preparar para dias frios e seguir as orientações de segurança em relação à ressaca emitidas pelas autoridades marítimas.