De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, a previsão para este sábado (19/10), é de tempo instável em Niterói, com predomínio de céu encoberto e pancadas de chuva isoladas, de intensidade moderada a forte a partir da tarde. Os ventos estarão moderados e as temperaturas, em declínio.
No domingo (20/10), áreas de instabilidade manterão o céu encoberto em Niterói, com previsão de chuva moderada a ocasionalmente forte até a tarde e chuva fraca no período da noite. Os ventos estarão moderados e as temperaturas, estáveis.
Na segunda-feira (21/10), ventos úmidos do mar deixarão o céu nublado a parcialmente nublado com previsão de chuva fraca isolada ao longo do dia. Os ventos estarão moderados e as temperaturas, estáveis.
Alerta para previsão de tempestades
A Defesa Civil de Niterói emitiu um alerta meteorológico para o fim de semana. De acordo com o órgão, estão previstas chuvas de moderadas a fortes no sábado à tarde (19/10) e na manhã de domingo (20/10), com possibilidade de acumulados elevados em 24 horas. Esse cenário pode gerar impactos significativos na cidade, como alagamentos, transbordamento de rios, deslizamentos e quedas de árvores. Período de vigência: Das 12h de sábado (19/10) até 23h59 de domingo (20/10).
Recomendações da Defesa Civil:
- Atenção nas áreas de risco: Moradores devem ficar atentos a sinais de deslizamentos e, se necessário, deslocarem-se para locais seguros.
- Permanência em local seguro: Pessoas em locais protegidos devem evitar sair até que o alerta seja suspenso.
- Evitar áreas alagadas: Não transitar em locais próximos a córregos, rios e canais que possam transbordar.
- Cuidado com ventos fortes: Evitar proximidade de árvores, redes de energia, toldos e áreas descampadas em caso de ventos intensos ou raios.
Enel divulga plano de contingência
Com a previsão de tempestades para sábado (19) e domingo (20), a Enel Distribuição Rio informou em nota o seu plano de contingência. A empresa afirma que está com equipes de campo reforçadas e canais de atendimento ampliados para responder a possíveis interrupções de energia. “A Enel Rio já iniciou a comunicação direta com seus clientes e mantém contato com as autoridades municipais e estaduais para monitorar a situação.” diz trecho da nota.