A formação de um ciclone subtropical em alto-mar, a sudeste da cidade de Arraial do Cabo (RJ), com deslocamento para leste e, em seguida, para sul/sudoeste, acontece a partir da noite desta quarta-feira (14). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno vai provocar muita chuva no litoral norte de São Paulo até Niterói e toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A informação foi confirmada pela Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (Cimaer/FAB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em caso de persistência das condições atmosféricas e da intensificação do vento, o ciclone pode ser classificado como tempestade subtropical, podendo provocar ventos de até 83 km/h no entorno do ciclone, principalmente nos setores sul e sudeste, até a noite da próxima terça-feira (20).
A Prefeitura de Niterói informou que está monitorando a passagem de uma frente fria que se desloca pelo oceano e traz uma queda na temperatura da cidade. Na terça-feira (13), o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói emitiu um aviso meteorológico de chuva intensa – válido entre 12h de quarta-feira (14/02) e 23:59 desta quinta-feira (15/02). As orientações são para que os moradores de áreas de risco fiquem atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros. As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.
É importante evitar transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios, Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas atmosféricas, também evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.
A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.
Ressaca | Às 15h desta quarta-feira (14), o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informou que Niterói está sob aviso de ressaca. A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, incluindo a cidade de Niterói com início: às 03h do dia 15/02 (Quinta-feira) e fim: às 09h do dia 16/12 (Sexta-feira). Direção e altura das ondas: Direção Sul/Sudeste e altura de 2,5 metros.
-
A Defesa Civil alerta para as seguintes orientações:
- Evitar o banho de mar e esportes na praia neste período;
- Não permanecer em mirantes ou em locais próximos ao mar durante o período;
- Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
- Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo as calçadas;
- Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
- Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros.
- Em caso de emergência, ligue 199 ou 2620-0199.
Previsão do tempo | De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói nesta quinta-feira (15/02), o tempo permanecerá instável em Niterói, com previsão de predomínio de céu encoberto e de chuva moderada a forte nos períodos da madrugada, manhã e a tarde, e chuva fraca a moderada à noite. As temperaturas estarão em declínio e os ventos serão moderados a fortes.
Na sexta-feira (16/02), a previsão para a cidade de Niterói é de céu nublado, com chuva fraca isolada na madrugada/manhã. As temperaturas seguirão estáveis e os ventos predominantemente moderados.