Neste domingo (06), dia das eleições municipais, muitas ruas e avenidas de Niterói amanheceram cobertas de santinhos de candidatos. A cena foi vista em diversos bairros e regiões, especialmente em áreas próximas aos colégios eleitorais.
O derrame de santinhos é considerado crime eleitoral. De acordo com a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), a penalidade para essa infração pode incluir detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços comunitários pelo mesmo período, além de multa.
Operação de Limpeza em Niterói
A Companhia Municipal de Limpeza de Niterói (Clin) já iniciou uma operação especial para conter o impacto dos resíduos eleitorais. O plano envolve o aumento no número de garis que atuarão em dois turnos ao longo do dia.
- A partir das 7h da manhã, uma equipe de garis de todos os distritos foi mobilizada, com o apoio de cinco caminhões basculantes e dois caminhões compactadores.
- A partir das 16h, mais de 300 garis estarão concentrados nos pontos próximos aos locais de votação. Para essa fase, a Clin contará com oito caminhões satélites, 24 caminhões basculantes, nove compactadores e duas varredeiras.
A expectativa é que todo o lixo gerado durante o dia de votação seja removido até o final do domingo, garantindo que Niterói permaneça limpa e organizada.