
A Rede Mercocidades levou a pauta da integração regional ao centro do debate em Montevidéu. Sob liderança do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a diretoria executiva discutiu caminhos para 2026 e o impacto do acordo Mercosul-União Europeia na vida dos cidadãos.
Rede Mercocidades se reúne na sede do Mercosul em Montevidéu
O prefeito de Niterói e presidente da Rede Mercocidades, Rodrigo Neves, liderou nesta quinta-feira (22) uma reunião da diretoria executiva na sede da instituição que também é sede do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai. O encontro reuniu representantes da rede que congrega mais de 450 cidades dentre as principais da América Latina.

Diretoria executiva define prioridades para 2026
A pauta principal do encontro foi o planejamento estratégico para o fortalecimento da associação em 2026 e a avaliação do acordo histórico entre o Mercosul e a União Europeia, assinado no último sábado (17).
Acordo Mercosul-União Europeia: por que o tema entrou na agenda
Em seu pronunciamento, o prefeito Rodrigo Neves enfatizou a importância do tratado para as economias locais e para o desenvolvimento das cidades.
“Este tratado é um impulso para as economias locais, uma oportunidade para os municípios atraírem investimentos, gerarem oportunidades e empregos para os cidadãos. Além disso, essa integração acontece num importante momento de defesa da democracia, dos direitos civis e da soberania dos países”, afirmou Neves.

Impacto local: o que está em jogo para os municípios
Ao colocar os governos locais no centro da discussão, a rede destacou efeitos diretos para o cotidiano da população, como:
- potencial para atrair investimentos;
- estímulo à geração de oportunidades e empregos;
- reforço de agendas ligadas a democracia, direitos civis e soberania.
Nota oficial da Rede Mercocidades sobre o acordo
Durante a reunião, a Rede Mercocidades formalizou posicionamento sobre o acordo por meio de uma nota oficial. O documento celebra a conclusão das negociações, definindo-o como “o acordo mais significativo alcançado pelo bloco Mercosul em toda sua história”. A Rede expressou sua convicção de que o pacto “trará benefícios significativos para a região, incluindo o acesso preferencial, a competitividade de produtos, e o vínculo político, cultural e econômico estratégico e permanente com a União Europeia”.

Integração regional e qualidade de vida: o compromisso da rede
A reunião em Montevidéu marca o compromisso da Rede Mercocidades em posicionar os governos locais como atores fundamentais no processo de integração regional e na maximização dos benefícios de acordos internacionais para o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida dos cidadãos.
Quem acompanhou Rodrigo Neves na agenda
O Prefeito estava acompanhado pelo Secretário Executivo Felipe Peixoto – que também assumiu a Secretaria Geral do MercoCidades -, o Secretário André Diniz, a primeira dama Fernanda Neves, além dos prefeitos de Canelones e de Montevidéu.
Sobre a Rede Mercocidades
A Rede Mercocidades é uma associação de governos locais do Mercosul, fundada em 1995. Com mais de 450 cidades associadas, é um dos principais fóruns de integração, cooperação e debate de políticas urbanas na América Latina, promovendo o desenvolvimento sustentável e a participação das cidades no processo de integração regional.