Política

Projeto Nova Geração: cultura e inclusão para 400 pessoas

Prefeitura Móvel no Largo da Batalha: prefeito ouve diretoras, anuncia obras no Ciep Esther Botelho e destaca o Quarta Presente para 9 mil alunos. Entenda.

Espaço Nova Geração
Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura Móvel levou governo e serviços para perto da comunidade do Largo da Batalha. Nesta quarta (03/09), Rodrigo Neves ouviu diretoras, anunciou reparos no Ciep Esther Botelho e destacou programas que já alcançam milhares de estudantes. A agenda acelera soluções e reforça a integração entre áreas essenciais.

Espaço Nova Geração
Foto: Evelen Gouvêa

Prefeitura Móvel no Largo da Batalha: serviços e integração

03/09/2025 – As atividades integram o projeto Prefeitura Móvel, que acontece até sexta-feira (5), aproximando serviços municipais e promovendo ações coordenadas de saúde, educação, assistência social, esporte, cultura e cidadania.

Espaço Nova Geração
Foto: Evelen Gouvêa

Encontro com diretoras na Escola Municipal Vera Lúcia (Badu)

O prefeito Rodrigo Neves se reuniu com diretoras de escolas municipais na Escola Municipal Vera Lúcia, no Badu, para ouvir demandas e discutir estratégias de fortalecimento da rede de ensino. Em seguida, visitou o Ciep Municipal Esther Botelho, onde funciona o Projeto Nova Geração, do Pacto Niterói Contra a Violência, e anunciou obras de reparo no local.

“Várias questões que vocês colocaram são super pertinentes. Algumas coisas já estão no radar e outras que não estavam no radar passam a estar na medida em que vocês colocam. Questões fundamentais como, por exemplo, infraestrutura, limpeza e administração das escolas, que fazem toda a diferença. Não há soluções simples para problemas complexos. O importante é progredir. Evitar andar para trás e ter uma visão do processo”, explicou Rodrigo Neves.

Espaço Nova Geração
Foto: Evelen Gouvêa

Integração intersetorial: Educação e Saúde

Ao final, o prefeito sugeriu uma reunião geral no fim do ano para reforçar a integração entre a Secretaria Municipal de Educação e as escolas, com participação da Secretaria de Saúde.

“Saio daqui com uma definição. Temos que fazer no final do ano uma reunião com todas as diretoras de escolas. Um grande ponto intersetorial também com a secretária de Saúde. Estamos falando de 200 equipamentos de saúde e educação. Profissionais que a gente precisa integrar e essa reunião reforçou minha convicção”, disse o prefeito.

Espaço Nova Geração
Foto: Evelen Gouvêa

Quarta Presente na Escola: 9 mil alunos atendidos

O prefeito acompanhou as atividades do programa Quarta Presente na Escola, que já beneficia cerca de 9 mil alunos da rede municipal com oficinas de esporte, arte e cultura, realizadas durante o horário de planejamento dos professores.

Ampliação em agosto para o Ensino Fundamental II

  • Em agosto, o programa foi ampliado para todas as turmas do Ensino Fundamental II.
  • A iniciativa, da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação, mantém os estudantes na escola durante todo o turno e assegura aos docentes o direito a 1/3 da jornada para planejamento pedagógico.
Espaço Nova Geração
Foto: Evelen Gouvêa

Visita ao Espaço Nova Geração no Ciep Esther Botelho Orestes (Cantagalo)

No Ciep Esther Botelho Orestes, onde funciona o Espaço Nova Geração, o prefeito anunciou pintura e obras de manutenção para qualificar as instalações do equipamento, municipalizado e preparado para receber o projeto.

“Foi muito emocionante visitar o Espaço Nova Geração, que atende cerca de 400 pessoas, entre jovens e adultos, com aulas de teatro, dança e outras atividades culturais. Esse projeto é um exemplo de como a cultura e a educação transformam vidas, geram autoestima e ampliam horizontes. É um orgulho ver a energia e o talento dessa juventude. Seguiremos investindo em políticas públicas que promovem inclusão e oportunidades em todos os cantos da cidade”, ressaltou Rodrigo Neves.

Espaço Nova Geração
Foto: Evelen Gouvêa

O que é o Espaço Nova Geração e seu impacto

O Espaço Nova Geração (ENG) oferece oportunidades a crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no contraturno escolar. As unidades funcionam como centros comunitários educacionais com atividades complementares à educação formal, em territórios com altos índices de vulnerabilidade.

Foco em educação integral, com ambiente seguro e acolhedor, conectado às necessidades da juventude, contribuindo para reduzir evasão escolar, desemprego juvenil e marginalização. A proposta pedagógica envolve a comunidade e inclui:

  • Oficinas culturais
  • Práticas esportivas
  • Apoio socioassistencial
  • Cursos de capacitação